Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Conselho para marido em crise conjugal



Recebi a seguinte participação no artigo EBD - A divisão espiritual no lar :
Anônimo disse...
"Gostaria de lhe perguntar: Em 1980 namarava uma pessoa que engravidou casei-me com ela no civil não conhecia o Sr.jesus trai e fui traido e em 1991 o resultado foi separação tive uma filha deste relacionamento sofri muito mas mesmo sem Jesus segui em frente em 1994 conheci outra pessoa e me casei agora no civil e na catolica nem eu nem ela era crente tivemos dois filhos e em 1996 conheci a Jesus e ela nunca quiz seguir -me mas passamos por problemas serios de saude com nosso filho mais novo e ela acabou se batizando hoje sou pastor sou fiel a Deus e a ela mas ela nunca reconheceu meu ministerio duvida de mim na~aceita minha outra filha eu vivo com muitos problemas as vezes penso em abandonar o chamado e me separar e seguir fiel a Deus mas sem o ministerio se eu me separar nesta situação sem trair mas por escolher servir a cristo estou pecando? não poderei continuar como pastor? me responda biblicamente por favor."
Caro Anônimo.

 Ao realizar sua primeira e a segunda união conjugal, você escreveu que não era convertido. Este tempo, segundo as Escrituras Sagradas, é o tempo da ignorância com relação à fé em Cristo como seu Senhor e Salvador. Deus não leva em consideração esta época. Você já deve ter pedido perdão por errar e deve crer que está perdoado (1 Pedro 1.12-16).

Você é pai de uma garota que nos dias atuais já deve estar com um pouco mais de 21 anos de idade. E tem outros dois filhos, que ainda devem ser menores de idade. Portanto, tem responsabilidade civil e espiritual com eles.

O problema de casais, com filhos, pais em conflito no casamento e separados é bastante comum, porém, jamais poderemos dizer, à luz da Bíblia Sagrada, que isso é problema aceitável. O Criador do casamento vê o conflito pela perspectiva de todos os corações dentro do relacionamento conjugal. Inclusive dos filhos, que sofrem demais com as brigas e afastamento de pai ou mãe. 

Ao analisar sua situação, observe o que está escrito nas Escrituras. Não é da vontade de Deus que haja separação do homem e da mulher, casados, mas Ele permite que se separem por causa da dureza de coração do marido ou da esposa, nos casos de infidelidade conjugal. A outra hipótese de separação permitida por Deus é apenas a morte (Mateus 19.6-8; 10.5-9).

Agora, você afirma estar casado pela segunda vez, a segunda esposa e você estão convertidos e ambos têm dois filhos. Além disso, é um pastor evangélico.

Como pai e pastor, pense sempre no bem-estar das pessoas em volta de você. Primeiro na esposa e nos filhos e depois nas almas que o conhecem como líder espiritual.

 Na condição de esposo, não se irrite contra a companheira e a ame tal qual Cristo amou a Igreja. Lembre-se, Jesus morreu em favor de todos os pecadores, releve os erros dela (Colossenses 3.19; Efésios 5.25).

Você diz que sua atual esposa tem problemas de relacionamento com a sua filha do primeiro casamento. Isso é compreensível... Busque sabedoria de Deus para administrar bem essa crise, esforce-se para respeitar os sentimentos da companheira e entender a dificuldade que ela tem sobre esta situação. 

Como pai, o laço de paternidade deverá ser preservado, apesar de todos os pesares. É dever paterno transferir aos filhos tudo de bom que você tem e que você sabe, e mantê-los animados, principalmente na fé em Cristo. Veja: 2 Coríntios 12.14; Colossenses 3.21. 

Sendo um pastor evangélico, precisa ter todo cuidado para não escandalizar as almas, querer e viver sua vida como exemplo de servo fiel a Deus. É preciso esforçar-se para tratar bem a todos; exercitar o amor, a fé e a consagração espiritual diariamente, (1 Timóteo 4.1).

 Sua esposa é a pessoa mais próxima de você na face da terra. E você diz que ela não reconhece o seu ministério pastoral. Não exija tal reconhecimento. Está escrito no Novo Testamento: “Jesus lhes disse: ‘Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra’ " – Marcos 6.4 (NVI). 

Enfim, sabemos que não é fácil ser um cristão. No meio de nossas dificuldades todos nós precisamos lembrar que Deus é fiel e justo, jamais permite que seus servos passem por lutas maiores do que possam suportar (Salmo 7.9; 1 Coríntios 10.13). 

Abraço. 

Eliseu Antonio Gomes
eliseu07redesocial@yahoo.com.br

Um comentário:

Evangelizando...mensagens bíblicas disse...

sábias e espirituais suas palavras!...
Parabéns!
suely