Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A glória, o orgulho e a queda do rei Uzias - parte 1

A soberba precede a ruína – Provérbios 16.18.
.
Uzias é chamado de Azarias no Livro de Reis. Cogita-se que Uzias fosse seu nome de entronização e Azarias o nome pessoal. Reinou por 52 anos em Judá, a partir dos 16 anos, entre 791 a 740 a.C.
.
O nome Uzias significa “O Senhor é a minha força”, enquanto Azarias significa “A quem o Senhor ajudou”.
.
Ele foi um rei notavelmente bem-sucedido em Jerusalém, guerreiro e administrador competente, hábil em organizar e delegar. Teve êxito na guerra e na paz, no planejamento e na execução de seus projetos em terra e mar; em edificar cidades e desenvolver a agricultura e pecuária. Suas realizações lhe trouxeram a grande fama, pois chegou a expandir as terras de seu reinado a ponto dela ser igualada ao tamanho geográfico do tempo em que Salomão reinava. Teve vitórias sobre as nações ao seu derredor, contando com a ajuda do ministério do profeta Zacarias e um exército altamente treinado e fiel portando equipamento bélico de ponta para a sua época.
.
Depois da morte de Zacarias, demonstrou fraqueza ao dar lugar ao pecado do orgulho, superestimou sua importância ao considerar as grandes conquistas que obteve. Vendo todas as coisas que empreendeu e que deram certo, presunçoso, aos poucos deixou a soberba dominar seu coração e lhe cegar. Ao acumular os atributos do rei e dos sacerdotes ao mesmo tempo, que era proibido aos hebreus, daí por diante sofreu de uma contagiosa doença da pele. Como rei, segundo a Lei de Moisés não poderia adentrar no Templo e queimar incenso no altar de incenso, que ficava no Lugar Santo (Êxodo 30.1-8; Números 3.10).
.
Falhou feio, pois Deus não lhe havia designado a função do sacerdócio. Além disso, deixou de remover muitos dos símbolos de idolatria na terra. (2 º Reis 15.4).
.
Parte do orgulho de Uzias também veio da sua falta de gratidão. Os cronistas dos Livros de Reis, capítulo 15.1-7, e Livros de Crônicas, 26.1-23, não fizeram nenhum relato de que ele tenha mostrado algum apreço a Deus pelas maravilhosas dádivas que recebeu. Ele não reconheceu que seu sucesso proveio do favor de Deus, que lhe deu saúde e tino certo para governar, e através das pessoas que estavam em sua volta e o ajudaram (2 Crônicas 26.5, 8, 11-13).

Mesmo na morte e no sepultamento o rei Uzias permaneceu isolado. Em vida ele conheceu períodos de grande glória, mas por não dar crédito a Deus por suas vitórias, e com soberba profanar o Templo, passou ao ostracismo total e irreversível, se tornando leproso e morando em local isolado até morrer. Em geral, o corpo do rei era depositado no sepulcro real como última homenagem, mas ele ao ser enterrado não recebeu a honra de ser sepultado junto aos outros reis de Israel.

Isaías começou seu ministério no ano da morte de Uzias (Isaías 1.1)..


14 comentários:

Unknown disse...

Querido ,irmão: a paz do Senhor vos seja multiplicada, em Cristo Jesus nossso Senhor ,confesso que fui devéras impactado com tamanha profundidade deste texto, já ouvi varios relatos da vida desse rei em pregações mas ainda não havia mergulhado tão profundo ,muito bem elaborado meus parabéns que o Senhor nos guarde dos males que atingiu este rei: digo a soberba, o orgulho, e consequentemente a lepra Que o senhor continue te usando para edificar-nos .

Eliseu Antonio Gomes disse...

Felipe.

Deus abençoe você. Agradeço-lhe por me permitir saber que estes textos impactaram sua vida.

Oro para que a mensagem sirva de impulso positivo para toda a sua vida espiritual.

No meu primeiro ano de conversão, ouvi uma pregação sobre Lázaro, Maria e Marta. E esta pregação foi marcante para mim. Ela me serve até os dias de hoje. Não me esqueço do pastor dizendo: "Tirai a pedra!".

Abraço.

valter disse...

amém,espero que outras pessoas usquem a Deus em espirito e verdade pois só ele é digno,vc relatou verdades que não conhecia sobre uzias me ajudou muito na lição de hoje que Deus continue te abençoando sou adventista recém convertido e busco a Deus e seus encinamentos.obrigado.

valter disse...

Deus te abençoe e continue passando seus conhecimentos pois necessitamos hoje mais que nunca de saber quem é Deus obrigado

Eliseu Antonio Gomes disse...

Valter.

Continue assim, procurando aprender mais e mais sobre nosso Senhor.

Deus te abençoe.

Anônimo disse...

IRMÃO ME ESCLAREÇA UMA DUVIDA SE PUDER, PORQUE O MINISTÉRIO DE ISAÍAS
SÓ TEVE INICIO NO ANO DA MORTE DO REI UZIAS? OQUE TINHA A VER O REI COM ISAÍAS , ABRAÇO OBRIGADA

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro (a) Anonimo (a)

A morte do rei Uzias por ser marcante serviu de referência para anunciar quando o ministério profético de Isaías teve início, que seria em 740/739 a.C, e terminou durante a campanha de Senaqueribe, por volta de 701/868 a.C. Segundo as informações das páginas bíblicas, Isaías e Uzias não possuíram parentesco, apenas viveram na mesma geração.

Criei uma postagem a partir da sua pergunta:

No ano em que morreu o rei Uzias, Qual a relação de Uzias e Isaías? http://belverede.blogspot.com.br/2014/02/no-ano-em-que-morreu-o-rei-uzias-isaias-6-1-parentesco-isaias-uzias.html

E.A.G.

Anônimo disse...

Como é bom conhecer a verdade! obrigado pastor deus abençoe sua vida!!!!

Ailton Barros disse...

Meu irmão, tenho sido muito abençoado através dos seus estudos bíblicos. Continue firme neste propósito.

Regina Helena disse...

O Rei Uzias começou bem o seu reinado até que se tornou forte... (2 Cr 26.15b). A soberba, as vitórias invadiram seu coração e Uzias afastou-se de Deus e deixou de honrá-Lo. Tornou-se uma estrela e tentou usurpar a glória de Deus para si mesmo. Triste final de história.
Que Deus nos livre de uma vida de 'atuação', de ativismo inútil e faça de nós um verdadeiro adorador. Que Deus perdoe o desperdício do nosso tempo e nos livre de uma vida medíocre e nos ensine a agradar o Seu Santo Espírito
"Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Rm 11.36)
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2014/10/ate-que.html

Edilton Miguel da Silva disse...

É por isso que muitas das vezes Deus demora para entregar a bênção prometida a certas pessoas que estão na presença Dele. Muitas das vezes o milagre não vem, ou demora para vim, porque a pessoa não tem capacidade para administrar e continuar sendo adorador em espirito e em verdade. Deus não que perder essa alma é preferível que continui vivendo a vida pacata, simples aqui na terra, para não perder a salvação que é o mais importante. (Ler a parábola do rico e Lázaro Lc 16.14-31)

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Notlide.

Falando do assunto da soberba que acometeu o rei Uzias, gostaria de deixar aqui o modo como entendo essa situação. O orgulho é um pecado muito feio, que não está ligado às posses de riquezas, assim como a humildade não está associada à pobreza. Existe gente rica humilde e gente pobre cheio de jactância.

Deus é justo, jamais permite que uma pessoa receba uma tentação além do que possa suportar (Tiago 1.15). Se a soberba domina o coração de alguém, este alguém permitiu que o pecado o dominasse. Foi o que aconteceu com Uzias e acontece com todos que pecam.

Unknown disse...

que Deus te abençoe meu irmão. e continue te usando para falar da palavra de Deus

Anônimo disse...

Parabens pelo estudo muito esclarecedor. Deus lhe abençoe em Cristo Jesus.