Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 9 de dezembro de 2017

Deus criou tudo?


Bíblia versus Ciência: "Não é verdade que a Ciência contradiz a Bíblia e vice-versa. Antes de dizer isso é preciso saber o que realmente é Ciência e se os pressupostos científicos realmente são científicos" - A Razão da Nossa Fé, Esequias Soares (CPAD).

Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:

- Deus fez tudo o que existe?

Corajosamente, um estudante respondeu:

- Sim, professor.

O professor replicou:

- Se Deus criou todas as coisas, então Deus fez o mal, pois a maldade existe. E considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, Deus é mal.

O jovem calou-se diante de tal resposta. Satisfeito com o silenciamento, se vangloriava de haver "provado" uma vez mais que a fé era um mito. Mas, logo outro aluno levantou sua mão pedindo vez para falar.

- Posso fazer-lhe uma pergunta, professor?

- Sem dúvida! - disse o pedagogo.

Então, o adolescente levantou-se, dizendo:

- Mestre, o frio existe?

- Mas, claro que sim! Que pergunta absurda é essa? Por acaso você nunca sentiu a temperatura baixar?

O rapaz voltou a falar:

- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia. É o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto éa ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos este termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.

O jovem continuou argumentando:

- A escuridão existe?

- É claro que existe!

O garoto retomou a sua argumentação:

- Novamente o senhor se engana. Tampouco, a escuridão existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não é possível. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de ondas. A escuridão, não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro um determinado local no espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

O aluno perguntou, novamente:

- Diga-me, por favor, o mal existe?

O Educador, respondeu-lhe:

- Logicamente, o mal existe! Como afirmei no início da aula, todos os dias ouvimos notícias de ocorrências crimes violentos em todas as partes do mundo: assaltos, estupros, atos de racismo, traições de todas as modalidades. Essas coisas representam a existência do mal.

O rapaz contra-argumentou assim:

- O mal não existe. Ao meno não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. Como nos casos anteriores, é um termo que o ser humano criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz presente.

Fonte: conteúdo recebido via correio eletrônico em 15 de julho de 2005.

Deus-criou-tudo-criacionismo-evolucionismo-ateismo-agnosticismo-fe-Did-God-create-everything-creationism-evolutionism-atheism-agnosticism-faith

Nenhum comentário: