Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

O músico também é um crente!


Por Caramuru Afonso Francisco

Numa época em que a música tem perdido o seu verdadeiro objetivo na casa de Deus, torna-se difícil para nós ministrarmos sobre o assunto sem o sentimento de repulsa àqueles que a transformaram em instrumento de enriquecimento, esquecendo-se que o seu único objetivo na igreja é para louvor do nome do nosso Deus, o Todo Poderoso, o Libertador das nações, o Grande Eu Sou, o General de guerra, o Senhor dos exércitos, o Escolhido entre os milhares etc. O que não nos falta são motivos para louvá-lo, são muitas as maravilhas que Ele, entre nós, tem operado.

O salmista diz:

"Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? - Salmos 116.12.

"Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre" - Salmos 118.1.

"Aleluia! Louvem o nome do SENHOR! Louvem-no vocês, servos do SENHOR" - Salmos 135.1.

A definição de igreja sem termos teológicos e de maneira resumida
A questão da ordem no culto e o verdadeiro culto a Deus
Deus escolhe Arão e seus filhos para o sacerdócio
Igreja,a definição bíblica desta palavra e o preconceito do mundo contra ela
Salmos: o livro de louvores e adoração
O conceito sobre a música na liturgia dos cultos evangélicos
O verdadeiro diferencial entre o som profano e o sacro


Apesar de todos nós termos de louvá-lo, existem nas igrejas grupo de irmãos (que embora errônea, mas compreensivelmente, alguns os chamem  de levitas dado a importância no culto), que são separados e se dedicam a compor, tocar e cantar músicas ao nosso Deus, estes irmãos formam o ministério de louvor, onde cada um na sua função se organiza para a ministração no culto. 

No Antigo Testamento Deus designou um grupo para servi-lo no templo. Os sacerdotes e levitas eram responsabilizados por quaisquer delitos ou profanação contra o tabernáculo do Senhor. Precisavam ter muito cuidado no serviço de Deus, ao fazerem aquilo que o Senhor ordenara.

Suas participações eram de grande importância no culto a ponto de Deus determinar que eles fossem sustentados pelos dízimos dos demais judeus, para que servissem somente no serviço do Senhor (Números 18.20, 21, 24 e 31). 

Embora os levitas fossem de grande importância no culto à Deus, existiram aqueles aqueles que lhe ofereciam fogo estranho, conforme os sacerdotes Nadabe e Abiú (1 Crônicas 6.31-32).

Levíticos 10.1-2: "Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, puseram fogo dentro deles, e sobre o fogo colocaram incenso; e trouxeram fogo estranho diante da face do SENHOR, algo que ele não lhes havia ordenado. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram diante do SENHOR".

Quantos músicos hoje não estão oferecendo fogo estranho ao Senhor? Quantas músicas de inspiração estranha têm chegado aos ouvidos de Deus? Nadabe e Abiú puseram nos seus incensários - queimador de incenso - carvão em brasa estranha. Além disso, oferecer incenso no altar tinha que ser feito exclusivamente pelo sumo sacerdote (Êxodo 30.7-9; Levítico 16.11-13). Alguns intérpretes sugerem que Nadabe e Abiú fizeram isso sob o efeito de bebida alcoólica.

Quem ainda não ouviu alguma das diversas piadas e histórias que envolvem os músicos? Muitos dizem que músico não é crente, em muitos casos estas alegações vêm pela grande incidência de casos que os envolvem.

Mas apesar de rezar contra eles um grande número de falsos testemunhos, devemos respeitá-los como crentes e conscientizá-los de suas responsabilidades na casa de Deus. O músico é uma das classes de obreiros na casa de Deus, ele é o responsável direto pela parte inspirativa do culto, é o que pelo Espírito Santo prepara o coração do povo para ouvir a Palavra de Deus.

A Bíblia diz que um coração alegre aformoseia o rosto, serve de bom remédio (Provérbios 15.13; 17.22). Existem alguns grupos musicais que cantam músicas tão para baixo que você acaba saindo do culto pior do que entrou.

O povo de povo deve estar quebrantado e alegre para receber o alimento espiritual, por isso o ministro de louvor deve abster-se de entoar cânticos melancólicos e que expressam sofrimento e depressão, mas sim cânticos de júbilo, como os judeus, pois somos uma nação alegre.

"Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores" - Tiago 5.13.

E.A.G.

Caramuru Afonso Francisco é Evangelista da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério do Belém - sede - São Paulo/SP, colaborador do Portal Escola Dominical (www . portalebd . org .br), natural de São Paulo/SP, nascido em 19/09/1966, casado e pai de dois filhos. E Professor.

Fonte: Blog Ministério Desafiando os Cambiadores Evangélicos via Jornal Meu Setor, janeiro de 2009, coluna Música, página 6.

Nenhum comentário: