Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O líder de jovens e suas qualidades - parte 2

Pastor José Sartírio

Eu não só cruzei a selva: cheguei à cidade de destino. Não só cheguei à cidade de destino: estou nela. Então,se cumpriu aquela Palavra, que diz: "Ide por todo mundo e pregai... E estes sinais seguirão...". Ensine e batize no nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. No último batismo, o número de batizados, de pessoas que ganhamos para Cristo, discipulamos e batizamos, chegou a 87, 5 mil. 

Se essa Palavra tem valor para alguém, ela tem valor para mim. A mesma pessoa que trabalhou na Aço Anhanguera, a mesma pessoa que erigiu um muro de tijolos, esteve na chácara com idosos, que foi vendedor de feira, que está trabalhando aqui, ali, lá; trabalha no campo missionário na Colômbia e no mundo. E se é possível para mim, é para você também. Basta uma decisão concreta.

O líder de jovens e suas qualidades - parte 1
O líder de jovens e suas qualidades - parte 3 (final)
O primeiro rebanho do pastor é o seu lar


A adversidade de Davi em Ziclague (1 Samuel 30.1-31).

Em segundo lugar, renove o bom ânimo. Quem não perde o ânimo? Quem não é confrontado com situações que entristecem, que as fazem pensar que não há mais solução? Mas quando chegar essa hora, não se entregue! Renove o ânimo!

Há exemplos maravilhosos na Bíblia. Certa vez, as famílias de Davi e todos que estavam com ele sofreram sequestro. Quando Davi e os seus se viram na vila completamente saqueada e sem seus familiares, entraram em pânico. O texto diz que ficaram com amargura pela perda de seus filhos e filhas. Mas, há uma frase bonita: "Porém, Davi recobrou o ânimo." O que foi que ele fez/ Recobrou o ânimo! Mesmo sofrendo perda. Mesmo frente a uma ameaça quase intransponível, ele recobrou o ânimo. E pôs sua confiança no Senhor, seu Deus.

A renovação das águas (Isaías 40.31).

Levante seu ânimo! Não sei se você está vivendo tempos difíceis e quantos pensamentos negativos estão em sua mente, mas a Palavra de Deus te confronta: Não é hora de se entregar! Anime-se! "Ah, mas você não sabe que me traíram e eu perdi tudo!". "O senhor não sabe que estou esgotado!" Anima-te, porque Deus é a fonte de toda renovação!

Se o seu caso chega a ser tão dramático, aprenda com as águas. Faça uma pausa. Quando as águias sabem que suas asas envelheceram, quando seu bico se dobra e já não permite ter força para caçar, que suas garras já não têm forças, já não podem apertar a presa que ela caça, sabe o que ela faz? Ela para. Ela para nas montanhas e fica lá. Golpeia as asas até que toda a penugem caia. Ela fica nua. Ela golpeia o bico até que saia a parte velha, ficando só na carne. Golpeia as unhas até que todas saiam. Já pensou numa água pelada? Não é bonita. Está lá pelada, mas, com o passar dos dias a ave ganha novas penas, novo bico e novas garras.  

Alguns de vocês precisam se fechar com o Espírito, tomar um tempo a sós com Ele e mudar a forma de falar. Se sua boca precisa de mudanças, sua capacidade de agarrar precisa melhorar. Precisa tirar os calos que estão estorvando; golpear as asas que estão envelhecidas, contaminadas, sujas.

Você já não sente, não apalpa mais, não há sensibilidade do tato. Hoje o Espírito avisa: Recolha-te enquanto há tempo! Recolha-te enquanto não é tarde demais, para que saia da reclusão sendo um novo homem, uma nova mulher, um diácono novo, um evangelista novo, um pastor novo, um missionário renovado!

Depois do processo a água sai e abre suas asas antes de lançar-se ao voo. Há fotos lindas de águas neste momento. Mas se você a visse nua, pensaria: "vamos cozinhá-la." Mas não vão cozinhar você, não. O fogo não queimará você. O único fogo que queimará você é o do Espírito

À beira da penha com as asas abertas, a água uma leitura do tempo embaixo do seu pescoço; um senso que mede a pressão atmosférica, a velocidade do vento e a umidade. Se não for o tempo de voar, não se coloca em perigo, não gasta energia desnecessária.  .  

Talvez hoje o Senhor lhe diga: "Descubra o seu tempo no seu cenário." Assim como disse para mim: "José Sartírio, teu tempo terminou em Tupã. Voa. Sai. Vamos para o outro lado."

O rio que separa você do seu objetivo

O terceiro perfil é a ousadia. O que é ousadia? É saber enfrentar grandes desafios. 

Aqueles onze homens para irem até Davi, tiveram de cruzar o Rio Jordão, quando estava cheio e transbordava. Eles estavam em margens diferentes. Para chegar a ele, precisavam cruzar o rio. Para ser parte do novo cenário, precisavam cruzar o rio. Talvez entre você e o seu objetivo haja um rio largo e caudaloso, mas com bom ânimo e a ajuda de Deus você o atravessará.

Cruzando as selvas, aprendi muito sobre os rios. Os rios quando crescem arrastam o que estiver em seu caminho, arrancam árvores, trazem pedras. E quando estão assim, não há canoa, balsa, barco, não há nada. Tudo fica quieto, porque a força do rio é perigosa, é mortal!

E esses onze homens estão do lado de cá e precisam se apresentar do lado de lá, porém o rio é o obstáculo. Agora, preste atenção: eles são destros nas armas, no corpo a corpo, velozes como gazela e lembravam a cara de um leão, mas nunca haviam enfrentado as águas fluviais.

A prudência diz: "Se você não passar, não será parte do novo cenário. Do lado de cá você não pode ser parte do novo cenário." É prudência versus prioridades. Qual escolher? Enfrentando essas experiências, aprendi que a prudência, quando te alerta, não está dizendo que você está impedido de realizar. O que ela diz é que você está  diante de um grande risco. Mas, ela não te impede de fazer, apenas emite alerta. Você decide.

Está comprovado que que aqueles que alcançam maior êxito na vida são aqueles que estão dispostos a tomarem decisão apesar do risco. Até mesmo as nações. Elas são diferentes uma das outras dadas suas capacidades de assumir riscos. Nas finanças, na economia, as pessoas que chegam a ter liberdade financeira não são as que guardam dinheiro, mas as que põem seu dinheiro no risco. E na igreja também é assim. Se a igreja deseja crescer, os que estão nela têm que assumir riscos.

Então, eles decidiram pôr toda sua habilidade, força, entusiasmo e ousadia, tudo o que havia neles, para cruzar o rio. A prudência diz "há perigo",mas a prioridade diz que é preciso pisar do outro lado. Nunca enfrentamos águas, mas hoje iremos pela primeira vez enfrentá-las, é um novo desafio!

A Palavra de Deus declara: "Quando passares pelas águas, não te afogarás nelas." Quantos podem crer nisso? "E se passares pelo fogo, as chamas não arderão em ti." Mas não posso saber se a chama arde se não passo pelo fogo. Não posso saber se as águas me afogarão se não atravessá-las. Tenho que passar. E a maravilha é que, mesmo com rio transbordando os onze homens chegara do outro lado da margem.

Do lado de cá está a frustração, tudo de ruim que já aconteceu e você não quer nem lembrar. Está o medo, o temor, a dúvida. Você quer ir para o outro lado?

Mas, na outra banda está o novo cenário esperando por você. E o inimigo quer que você fique do lado de cá, que veja o rio como intransponível. O Espírito diz que se você quiser, você pode. Tenha ousadia!

Ore a Deus, dizendo: Senhor, a Tua Palavra está falando ao meu espírito e nessa mesma hora eu recebo o que diz e permito que ela tire de mim para sempre o temor, a insegurança e a dúvida. Quero estar do outro lado. Quero recobrar meu estado de ânimo no mais alto nível e a ousadia para avançar apesar do perigo. Em nome de Jesus!

E.A.G.

Artigo adaptado ao blog Belverede.

Fonte:
Revista Geração JC, ano 17, nº 110, novembro-dezembro de 2016, páginas 15 a 19, Rio de Janeiro/RJ CPAD). 
José Sartírio é pastor na Colômbia há mais de 40 anos, autor do livro Fé, Visão e Destino Profético (CPAD).

Nenhum comentário: