Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 1 de maio de 2017

O protesto de rua feito por indígenas da aldeia Guarani ao pé do Pico do Jaraguá


Flecha apontada ao motorista que registra protesto.
 Reprodução: compartilhamento via WhatsApp.
Ninguém entendeu muito bem qual era a reivindicação dos guaranis, ocorrida no último dia 28 de abril.

O que eles queriam? Com certeza não era chamar a atenção sem algum motivo importante. Querem demarcação de terras mais expansão, pois atualmente só há espaço de solo para moradia, não existe viabilidade para plantar.  

A grande imprensa não compareceu ao manifesto. Os protestantes não eram numerosos. Houve a queima de muitos pneus e ostentação de arcos e flechas durante os protestos na Estrada Turística do Jaraguá, próximo à rua Rua Comendador José de Matos, 386.

Através do WhatsApp, enquanto alguns moradores compartilharam fotos do momento, outros fizeram piada do evento peculiar: “Eles ganharam trinta reais do PT” - postou um usuário da mídia social. Outro, digitou; “estão protestando em troca de cachaça”.

Eu já visitei a aldeia Guarani algumas vezes, acompanhado com minha família. Os índios são receptivos. Existe muita pobreza lá. Comprei um pequeno entalhe em forma de coruja, feito em madeira. Fiz algumas doações, uma janela e uma caixa de água usadas. Distribuí literatura evangelística.

E.A.G.

Nenhum comentário: