Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Filmes bíblicos versus Bíblia

Por Neiva Silva

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" - 2 Timóteo 3.16.

Neia-Silva-Eliseu-Antonio-Gomes-Belverede-Hollywood-Noah-Noe-Darren-Aronofsky-Ad-Handel-Russell-Crowe-Jennifer-Connelly-Ray-Winstone-Emma-Watson-Logan-Lerman-Antony-Hopkins-cinema-movie-theater-house-movies-cine-picture-show-moving-playhouse-teatro-close-up-Paramount-Pictures


Quem não gosta de assistir um bom filme com histórias bíblicas? Eu sempre apreciei, mas no decorrer de alguns filmes assistidos, percebi que muitas situações encenadas à obra cinematográfica não estão escritas na Bíblia.

Pois é, muitos produtores ao apresentarem filmes, dizendo que estão baseados em histórias da Bíblia, criam algo à mais encima do relato bíblico. com a desculpa da haver necessidade de complementar as cenas. Eles chamam tais adaptações de "licença poética".

Segundo a Wikipédia, “a licença poética é permitida para que o escritor tenha toda a liberdade para manipular as palavras, para que ele possa transmitir tudo o que pensa ao leitor.”

Então, sempre que assistirmos algum "filme bíblico", devemos avaliá-lo do ponto de vista cristão. Não devemos tirar conclusões precipitadas de coisas representadas. Precisamos observar atentamente, com a finalidade de certificar se as cenas são fiéis às páginas das Escrituras ou se elas apenas se constituem numa peça de ficção. Não podemos aceitar tudo que é oferecido como produções fiéis aos Textos Sagrados sem fazer apuração séria. E nem tão pouco nos deixar influenciar por qualquer obra apresentada em sessões de televisão ou de cinema.

Os cristãos que estão acostumadas a ler a Palavra de Deus possuem o entendimento da necessidade de se fazer a comparação entre o que há registrado na Bíblia e os conteúdos das artes cinematográficas. Recebi um relato sobre algumas pessoas que dizem acreditar que cenas criadas com a tal "licença poética" são extraídas da Bíblia sem alterações ou adições. Elas estão muito confusas. Para não sermos confundidos, precisamos usar nosso tempo manuseando a Bíblia, não deixá-la aberta sobre a estante da sala de estar.

No Salmo 1, aprendemos que necessitamos ter prazer na lei do Senhor e nela meditar dia e noite. O Senhor diz assim em Oséias 4;6: “Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra”.

Deus chama os povos que estão longe para permanecer perto, os que ainda não são seu povo para que seja seu povo. “Deem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva" - Isaías 55.3 a.

Neia-Silva-Eliseu-Antonio-Gomes-Belverede-cinema-minisseries-rede-record-de-televisao-Os-Dez-Mandamentos-Guilherme-Winter-Sergio-Marone-Giselle-Itie-Petronio-Gontijo-Vera-Zimmerman-Denise-Del-Vecchio-Adriana Garambone-Edir-Moyses-Macedo-Universal-doReino-de-Deus-Sansao-Dalila-Rei-Davi-José-do-Egito-Milagres-de-Jesus-A-Historia-de-Ester-Rede-Record-de-Televisao

E aos que já são seu povo Ele diz: “Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio". “Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar" -  Provérbios 23.15; 27.11.

Para o nosso bem-estar espiritual, temos que agir como agia o povo de Beréia, conferir sempre na Bíblia o que se diz ser parte dela, se o que é dito é de fato verdadeiro. Só agindo assim é que obtermos a real possibilidade de andarmos sob a luz verdadeira. "Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo". Atos 17.11.

Algo que nós, como membros do Corpo de Cristo, não podemos permitir que aconteça em nosso coração é o desprezo pelas Escrituras Sagradas, pois deixando de examiná-la ficaremos atrapalhados, perante os enganos desse mundo, que por  jazer no maligno, não propaga a mensagem divina do modo como ela realmente é.

O salmista escreveu assim: "Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu confundido". Salmos 71.1. 

Por meio da Palavra, sabemos qual é a vontade de Deus para as nossas vidas. Ela é viva e eficaz. O Espírito Santo inspirou-a e através dela nos guia em toda a verdade. E conhecendo-a e obedecendo-a, Ele testifica em nosso espírito que somos filhos de Deus. E, por agora sermos filhos de Deus, honremos o compromisso com a Palavra da Verdade.
__________

Notas:

Noé (Noah) EUA. 2014. O ator Russell Crowe interpreta um Noé que toma várias decisões que a Bíblia Sagrada não relata que o patriarca bíblico tenha tomado. Filme distribuído pela Paramount Pictures. Dirigido por Darren Aronofsky. Roteiro escrito por Darren Aronofsky e Ari Handel.

Os Dez Mandamentos, produção da Rede Record de Televisão. Exibida nos televisores do Brasil de março de 2015 a julho de 2016, com alto prestígio da audiência. Após este período, migrou aos cinemas com muito sucesso de bilheteria. Criação e autoria de roteiro: Vivian de Oliveira. Diretor principal: Alexandre Avancini. Música-tema de abertura: Tigres; compositor do tema: Daniel Figueiredo. Destaques do elenco: Moisés (Guilherme Winter); faraó Ramsés (Sérgio Marone); Arão (Petrônio Gontijo); Miriã (Larissa Maciel / Isabela Koppel / Ariela Massoti ); Zípora (Gisele Itié); e Joquebede (Denise Del Vecchio). O enredo possui inúmeras situações inexistentes na Bíblia.

Artigo publicado no Belverede com adaptações do Editor.

2 comentários:

marcia disse...

Excelente essa reflexão sobre a situação do cinema e televisão, usarem a Bíblia para produzirem filmes e minisséries. Tenho sempre buscado prestar atenção aos exageros dos filmes e mini séries que vem transmitido mensagens contrárias que a Bíblia Sagrada relata! Uso suas palavras: Para não sermos confundidos, precisamos usar nosso tempo manuseando a Bíblia, não deixá-la aberta sobre a estante da sala de estar.

Simplesmente Princesa 💛 Fan Page
Abraços e sucesso sempre 💛

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Márcia.

A sua atitude de prudência, ao assistir filmes com temáticas bíblicas, deveria ser a de todos.

Realmente, concordo com sua opinião. A autora do artigo, nossa colaboradora Neiva Silva, foi muito feliz nesta abordagem.

Abraço.