Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Experimentando a fé em Cristo e as consequências positivas em ser portador da fé


Descrever a fé, sem usar a exposição bíblica, seria igual você experimentar um prato requintado de comida e tentar explicar, minuciosamente, para outra pessoa que nunca comeu aquela alimentação especial, o sabor dos alimentos que está ingerindo.
Por Eliseu Antonio Gomes

É muito difícil descrever o que é a fé em Cristo sem lançar mão do que a Bíblia Sagrada diz sobre ela.

A definição bíblica mais aprofundada sobre a fé está em Hebreus 11.1. Esta passagem das Escrituras, nos mostra que a fé é produtora de heróis.

Descrever a fé, sem usar a exposição bíblica, seria igual você experimentar um prato requintado de comida e tentar explicar, minuciosamente, para outra pessoa que nunca comeu aquela alimentação especial, o sabor dos alimentos que está ingerindo. O crente pode dizer que “a fé é ótima e tem consequências gostosas”... Mas, dizer isso é quase nada diante da grandeza da fé. Então, se alguém observa outra “saboreando” a fé, e está desejosa de fazer o mesmo, precisa saber que é permitido que faça isso e disponha-se a lançar mão dos talheres e “ingerir esta comida deliciosa”.

1 - Como fazer isso?

“Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: ‘Senhor, quem creu na nossa mensagem? Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” – Romanos 10.16.17 (NTLH).

“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração” – Salmos 37.4.

Colocar os ouvidos em atenção ao pregador, ou ler a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse, não é o suficiente para experimentar, desde já, todos os “sabores” da fé; para experimentá-la, é necessário ouvir e ler com atenção a Palavra e ter disposição de respeitar e obedecer às orientações contidas nela.

CONSEQUÊNCIAS DA FÉ ATIVADA.

A fé ativa é diferente da fé retórica. A fé ativa não se consiste de discursos eloquentes, mas, sim, é repleta de proatividades voltadas ao seu portador e a terceiros, tendo como fonte de bem-estar a aprovação de Deus.

Sendo reverente a Palavra, a fé é ativada na vida da pessoa, pois esta pessoa abandona as atitudes da carne e passa a caminhar guiada pelo Espírito (Romanos 8.6). Quando isto ocorre, somos considerados por Deus como gente agradável diante dEle, e Ele, que é galardoador de todos que o buscam com coração sincero, se põe a abençoar quem o reverencia de corpo, alma e espírito (Jeremias 29.13).

Os heróis da fé - escolha o seu pelotão de batalha:

Pelotão 1.

Em Hebreus 11.33-35, lemos que através do uso da fé muitos crentes "conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros. Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos". Hebreus 11:33- 35 a (NVI).

Pelotão 2.

Também, pela fé, outros crentes "foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior. Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido" - Hebreus 11.35 b -38 (NVI).

Lendo a diferença no estilo de vida entre os integrantes do primeiro e do segundo pelotão de gente de fé, talvez tenha em mente a pergunta sobre a razão da disparidade. Também parei para pensar sobre esta questão e encontrei resposta para isso no Salmo 89.7 (ARC), que nos diz: ""Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por aqueles que o cercam". Gosto de ler o Salmo 89.7 na tradução ao idioma português, que se encontra na Almeida Revista e Corrigida, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil, pois retrata muito bem esta relação entre o Criador e os crentes:

É fato que Deus é em extremo tremendo, porém,  o raio de ação de Deus limita-se em como a nossa fé o considera. Ele é o Deus Todo Poderoso, em extremo tremendo, mas devemos aceitá-lo assim em nosso relacionamento com Ele. Se o considerarmos indiferente, fraco e pequeno, será dessa maneira que Ele se relacionará conosco. 

Creia que Deus recompensa quem o busca e será recompensado por buscá-lo, é exatamente isso que a Palavra nos diz em Hebreus 11.6. Aceite com humildade e respeito esta esta declaração sobre quem é Deus na vida daqueles que nEle crê, e faça parte do primeiro pelotão de crentes.

CONCLUSÃO

Não pense que o Criador está disposto a socorrer os crentes apenas nas esferas espirituais, porque Ele nos fez seres humanos compostos de espírito, mas também de carne e ossos e colocou dentro de nós uma alma cheia de sentimentos. Portanto, vivemos neste mundo expostos às carências espirituais, físicas e emocionais. Deus espera que o busquemos com a expectativa de que queiramos ser abençoados por completo, e tem disposição de conceder bênçãos em resposta as nossas orações em todas as áreas que nos fez.

Nenhum comentário: