Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Desonestidades e virtudes


Com ar de dono da situação, o atendente fez sinal com a mão direita para que esperasse e abriu uma gaveta na parte inferior do balcão. Mostrou-me produtos piratas, dizendo ser o melhor preço que eu poderia encontrar! Eu recusei, me esforcei para esconder a indignação.Por Eliseu Antonio Gomes

Eu não me esqueço da primeira vez que fui à loja comprar o meu primeiro computador. O lugar não era um desses estabelecimentos tradicionais de eletrodomésticos, era um comércio especializado em informática.

Cheguei ali por recomendação de um técnico em computação que inspirava confiança. Pedi a novidade do momento, o sistema operacional Windows XP, acompanhado do pacote Microsoft Office, um HD potente, memória grande...

Com ar de dono da situação, o atendente fez sinal com a mão direita para que esperasse e abriu uma gaveta na parte inferior do balcão. Mostrou-me produtos piratas, dizendo ser o melhor preço que eu poderia encontrar! Eu recusei, me esforcei para esconder a indignação.

- Obrigado, quero instalar software’s originais – disse-lhe.

Ele sorriu para mim, com sarcasmo nos olhos, demonstrando não acreditar no que ouviu.

- Mas, o Bill Gates é tão rico! Você não precisa enriquecê-lo mais ainda! Os preços que ele cobra pelos produtos são caros!

Insisti pedindo os originais. O atendente chamou o técnico que trabalhava ali, para que desse o parecer “profissional”, e ele também tentou fazer com que eu mudasse de ideia. Não mudei.

A máquina foi montada conforme os padrões exigidos. Alguns dias depois, saí dali com o que havia de mais eficiente em matéria de software e hardware, sem que me dobrassem. Mas também com a certeza que zombaram de mim pelas costas.

E, alguns anos depois, em outro estabelecimento, comprei outro sistema operacional, original da Microsoft, o Windows 7, lançado na praça por aqueles dias; o técnico que instalou o produto tentou me enganar, colocou produto falso, apesar de eu deixar bem claro que não era a minha vontade.

Resumo da ópera: hoje em dia, para muitos discípulos de Maquiavel, ser honesto é sinônimo de ser idiota.

E.A.G.

Nenhum comentário: