Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 19 de maio de 2015

Entre os doze apóstolos do Cordeiro está Matias ou Paulo?

Por Eliseu Antonio Gomes

Desde quando Eva deu ouvidos ao blá-blá-blá da serpente e Adão prevaricou em sua obrigação de fazer valer o que Deus ordenara, o pecado está entre nós. Assim sendo, no decorrer dos anos, observamos que até nas melhores intenções humanas parece existir o erro. 

Não era Urim e nem Tumim

Vejamos o início da igreja no relato de Atos 1.26. Pedro achou por bem escolher outro para o posto vago deixado pelo traidor Judas Iscariotes. Todos os dez apóstolos concordaram com Pedro e votaram em favor de Matias. Mas, Jesus não o chamou ao apostolado, Jesus chamou Paulo, conforme podemos ler em Atos 9.15.

Existe no meio cristão quem aceite a Matias como um autêntico apóstolo de Jesus, mesmo tendo sido escolhido através do método de sorteio. Há quem acredite que Pedro e seus companheiros de apostolado usaram as pedras Urim e Tumim, porém, não era possível o uso das duas pedras por parte dos apóstolos, pois elas eram usadas apenas pelos sacerdotes judeus, que as guardavam em sua indumentária de culto, portanto, Pedro e os demais não tinham acesso a elas.

É fato que Cristo encontrou-se com Saulo na estrada de Damasco e o enviou aos gentios. A terminologia da palavra enviado é apóstolo. É fato que Cristo não enviou Matias, e que Matias era apenas um entre os discípulos. A palavra discípulo significa aluno.

Filho abortivo?

Alguns que defendem a autenticidade do ministério de Matias como apóstolo, citam o texto de Paulo em 1 Coríntios 15.3-11, onde ele escreveu considerar-se filho abortivo. 

Reparemos no detalhe das palavras de Paulo e todo o contexto da carta aos crentes de Corinto. Naquela geração dos primeiros anos da era cristã, aos olhos humanos, talvez Saulo fosse o menos provável a ser um cristão. Paulo escreveu considerar-se COMO um filho abortivo fazendo um comparativo relativo à rejeição que sofria por parte dos cristãos. Rejeição esta muito parecida com as mães que abortam os fetos.

A menção de provável aborto era apenas a definição que descrevia o sentimento de tristeza no coração de Paulo, por sofrer a rejeição de seus irmãos de fé, nada tinha a ver com uma rejeição de Cristo.

Ora, não dizemos que aqueles que conhecem a Jesus por meio de nosso ministério é um filho na fé? Paulo teve um encontro direto com Cristo, não houve ninguém que o evangelizasse porque todos o desprezaram devido ao medo que ele impunha como perseguidor da Igreja, por isto comparou-se a um infeliz ser abortivo.

A institucionalidade religiosa

Aqueles que defendem Matias como um autêntico apóstolo de Cristo, citam também Atos dos Apóstolos, capítulos 11, 13, 14 e 15. Narrativas que apresentam o momento em que Paulo se sujeitou aos apóstolos, talvez incluso ali o próprio Matias. 

Mas estes textos narrativos não alteram o fato de Paulo ter a experiência pessoal do seu chamado ao apostolado diretamente da parte do Senhor no caminho de Damasco. Não muda o fato de Matias estar entre os doze sem que fosse chamado diretamente por Cristo. E não muda o fato de que o registro que Lucas escreveu sobre o episódio do sorteio, em que Matias foi considerado pelos homens como apóstolo, não existe a informação que Pedro e os outros 10 tivessem recebido resposta de Deus. 

No momento em que lançaram sorte, Lucas narra que 11 homens entraram em consenso e entre si escolheram Matias, não há se quer a menção do Espírito Santo naquela escolha. Confiram: Atos 1.15-26.

O divino colegiado dos doze

Percebemos que nas Escrituras existem algumas fixações por números. Sete, dez, doze... A Bíblia os trata com relevância (não entendo muito bem a razão, apenas constato isso). Através dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e de Atos dos Apóstolos está esclarecido que no ministério terreno de Jesus foi escolhido o número 12 ao grupo de pessoas autorizadas a lançar os fundamentos da Igreja. E em Apocalipse 21.14 está comprovado isso, pois João relata ter visto "os doze apóstolos do Cordeiro".

Conclusão

Então, fica a pergunta: na revelação espiritual João viu entre os doze Matias ou Paulo?

E.A.G.

Um comentário:

Edgard Neves disse...

Importante o assunto, principalmente nos dias atuais, quando muitos arvoram ser apóstolos. Matias foi uma escolha de homens, enquanto Paulo foi por Cristo e o Espírito Santo, por isso foi o grande baluarte do Evangelho, fazendo-o chegar até os dias de hoje. Suas cartas, sua vida de abnegação, somente um homem cheio do Espírito Santo conseguiria fazer o que ele fez