Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Honrarás pai e mãe

Por Eliseu Antonio Gomes

Honre o teu pai e a tua mãe para que os seus dias se prolonguem sobre a terra. Este é o quinto mandamento do Decálogo, não é uma sugestão humana.

É importante observar que o primeiro mandamento para honrar um ser humano não foi no sentido de honrar ao rei ou a uma autoridade religiosa, mas ao pai e a mãe.

Quando falamos de honrar pai e mãe, nos referimos a família instituída por Deus, constituída basicamente por pai, mãe e filhos. Pai e mãe devem ser amados e respeitados por todos nós. Honrá-los é o primeiro mandamento com promessa. A promessa de que a família não se desfará. De que a sociedade permanecerá. De que a vida será respeitada.

Disciplina

Alguns pais batem nos filhos como uma forma de eliminar tensões e frustrações sobre as ações dos pequeninos, os quais lhes recordam suas próprias fraquezas. Não convém descarregar a raiva, ou preocupação com os negócios, sobre as crianças. Uma coisa que nós deveríamos aprender como pais cristãos é nunca perder a paciência e evitar disciplinar estressados.

Na educação de um filho, pouco adiantará, pela perspectiva espiritual, perder horas de sono, trocar inúmeras fraldas, prover bons alimentos, as melhores roupas e o melhor abrigo, dar formação acadêmica, orar e esperar ansiosamente o adolescente voltar do passeio,  se não ensiná-lo a ser servo de Cristo. Nada é mais importante aos pais do que fazer a criança entender que é uma pessoa amada e que pertence a Deus.

Os filhos são bênção do Senhor para o lar. Eles não existem para os pais mas os pais para eles, que são a imagem divina do Criador. O papel dos pais é ajudar o filho a florescer, desenvolver-se como pessoa idônea diante de Deus e da sociedade. Tê-los em casa representa o ensejo de educá-los com responsábilidade visando conduzí-los à maturidade física e espiritual. É preciso ensinar de forma apropriada para que eles sejam bons com os outros, suprindo suas necessidades físicas, emocionais, mentais e espirituais. Levar à escola dominical e à igreja, ler histórias bíblicas para eles no ambiente familiar. E, acima de tudo, ser exemplo, demonstrar as verdades das Escrituras na vida diária.

"Deixar pai e mãe", o que significa isso?

"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" - Gênesis 2.24.

O texto não é uma licença para desrespeitar os genitores. É uma referência à cerimônia do casamento. A mulher é apresentada integralmente como associada e réplica do homem, antes do estado de gestante e mãe. Apresenta o casal como seres sociais, feitos para comunhão, criados para amar outro ser do mesmo nível.

A sanção da lei ao filho que ferir ou amaldiçoar os pais

No Antigo Testamento, a palavra "ferir" quase sempre significa "matar", mas em Êxodo 21.15 o termo quer dizer golpear de maneira não letal. A violenta seria uma ação flagrante de violação do mandamento de honrar os pais (Êxodo 20.12). Amaldiçoar (Êxodo 21.17) tem o mesmo peso reprovável que ferir, pois trata-se de desejar o mal aos pais e orar pela queda deles, portanto, os atos de ferir e amaldiçoar os pais levavam o indivíduo à pena de morte.

Embora a execução da pena de morte seja totalmente estranha ao espírito do Novo Testamento, ainda hoje o respeito aos pais é ordenado e o grande princípio, de respeitar os pais, permanece o mesmo (Efésios 6.1).

Honrar pai e mãe significa acatar seus ensinos e instruções

No modelo bíblico da família, pai e mãe são os mestres dos filhos (Provérbios 1.8; 6.20). É incubência dos pais instruir os filhos em seu lar de acordo com os princípios estabelecidos por Deus (Deuteronômio 6.6-7).

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo" -  Efésios 6.1. Um fato sério a ser lembrado é que as orientações paterna e materna devem ser realizadas de acordo com a Palavra do Senhor. O filho deve amar e respeitar em primeiro lugar a Deus, honrar mais a autoridade da Bíblia Sagrada do que a de seus próprios pais.

É honroso para os filhos cuidar dos pais na velhice deles

"Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer" - Provérbios 23.22. Uma vez que, na cultura hebraíca, o pai era o responsável pela liderança espiritual e a mãe era a principal provedora de cuidado no dia a dia, crescer e amadurecer vivendo uma vida santa era a melhor maneira de honrar os pais idosos.

Provérbios 23.22-25 reflete o quinto mandamento do Decálogo que ordena honrar os pais (Êxodo 20.12). Foi escrito numa sociedade e época que não existia aposentadoria e era parte do viver em retidão entre os judeus cuidar do bem-estar dos pais em idade avançada.

Embora nos dias atuais o crente viva numa sociedade que oferece uma variedade de maneiras diferentes de cuidar dos pais no tempo da velhice deles, uma coisa não mudou: a Bíblia é clara ao expressar as expectativas de que é preciso deixá-los satisfeitos. Criar esta satisfação no coração do pai e mãe idosos reflete o caráter de Deus na vida do cristão.

Conclusão

O Decálogo perdeu o seu poder para condenar os que estão em Cristo (Colossenses 2.13-14) e a observancia da lei cerimonial é imprópria após seu cumprimento em Cristo (Efésios 2.15; Colossenses 2.16-17). Apesar disso, "os preceitos mais importantes da lei" (Mateus 23.23) são revelações do caráter de Deus  e formam princípios éticos permanentes. Um deles é que os filhos devem honrar seus pais.

E.A.G.

Compilações:
A Bíblia da Mulher, páginas 11, 1008, edição 2009, Barueri (Sociedade Bíblica do Brasil).
Bíblia de Estudo da Mulher, página 603, 1115,  edição 2002, Belo Horizonte (Editora Atos).
Casados mas felizes, Tim LaHaye, página 70, 6ª edição, 1984, São Paulo (Editora Fiel)
Ensinador Cristão, ano 16, nº 61, página 39, jan/fev/mar 2015, Rio de Janeiro (CPAD).
Êxodo, Introdução e Comentário, R. Allan Cole, página 163, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova). 
Gênesis - Introdução e Comentário, Derek Kidner, página 61, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova)

Nenhum comentário: