Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Gordura localizada e celulite: qual tratamento realmente funciona?

Um dia você olha o seu corpo no espelho e, para sua surpresa, verifica que engordou alguns quilinhos e já nota alguns "furinhos" na pele. É famigerada celulite! A depressão é inevitável, afinal, você é cristã, mas também quer ser bela, atraente, enfim, quer estar bem consigo mesma. Então vem a dúvida: estarei cometendo o pecado da vaidade ao tratar a celulite e a gordura localizada?

Segundo o Pr. Rubens Macedo Coutinho, da 2ª Igreja Batista em Itaquera, esse tipo de tratamento não é pecado. "O corpo é de nossa administração e deve ser muito bem administrado, pois é o templo do Espírito Santo. Assim como não devemos ingerir coisas que possam estragá-lo, devemos usar tudo que temos disponível para melhorá-lo, porque ele é do Semhor", explica.

"E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glórias dos celestes, e outra, a dos terrestres", já dizia o apóstolo em 1 Coríntios 15.40, por isso, mulher cristã, enquanto você está neste mundo, deve fazer o melhor pelo seu corpo, o melhor para a sua saúde física, emocional e mental.

O que é celulite?

Cremes, dietas, aparelhos de ginástica passiva, chás, adesivos. É grande o número de produtos disponíveis no mercado que prometem acabar com a temível celulite e com o excesso de gordura localizada. Mas diante de tantas possibilidades e promessas, como saber o que realmente funciona?

A celulite é uma inflamação no tecido subcutâneo, geralmente causada por alterações na circulação local. A ausência de uma circulação correta gera um acúmulo de células gordurosas e desorganização das chamadas fibras colágenas. Essa disfunção aparece no lado externo da pele com a aparência de casca de laranja, ou seja, aqueles indesejáveis furinhos. A mulher tem facilidade para acumular gordura nos quadris, coxas e barriga, que são as chamadas "gorduras localizadas", que tanto afligem s mulheres, até mesmo as magras.

Causas

São vários os fatores que desencadeiam  celulite e a gordura localizada, entre eles a má alimentação, vida sedentária, fatores hormonais e herança genática. Com as facilidades e a falta de tempo da vida moderna, descuidamos da alimentação. Comemos em excesso, geralmente pratos congelados, alimentos ricos em gorduras, frituras ew carboidratos. Some-se a isso o excesso de sal ao preparar refeições, beber pouca água, vida sedentária... Pronto, aí estão os ingredientes para o surgimento da celulite, que não atinge apenas mulheres cima do peso ideal, mas as magrinhas também são atingidas.

Como prevenir

Há um consenso entre os médicos: a importância da reeducação alimentar. Comer nas horas certas, evitando frituras, alimentos com alto teor de gordura, grandes quantidades de carboidratos e abusar dos velhos e bons legumes e saladas também é recomendado. Refrigerantes e bebidas alcóolicas ficam fora. É recomendável beber muita água, de 2 a quatro litros por dia.

Atividade física também é fundamental. O ideal é combinar exercícios físicos (corrida, caminhadas, bicicleta) com aeróbicos (musculação) pelo menos três vezes por semana.

Tratamentos

Uma vez instalada, a celulite não tem cura, mas alguns tratamentos podem amenizar seus efeitos. Conheça alguns dos principais:

• Mesoterapia
Medicamentos através de injeções aplicadas próximas aos locais afetados, agindo na área vascular e eliminando nódulos.

• Eletrolipoforese
Introdução na pele de finas agulhas ligadas a um aparelho com corrente elétrica. Atingindo as células gordurosas, fazem com que elas percam a capacidade de reter gordura.

• Drenagem linfática
Tratamento à base de massagens com cremes redutores de gordura para escoamento do líquido linfático, localizado entre as células. A massagem pode ser manual ou por aparelhos.

• Ultrassom
As ondas do ultrassom penetram em até 4 cm de profundidade, agitando as partículas de água e eliminando as células gordurosas.

Há ainda uma série de outros tratamentos, de acordo com o estágio em que se encontre a celulite. Uma avaliação médica indicará qual o mais adequado para cada mulher. Os cremes funcionam como coadjuvantes, pois sozinhos não amenizam os efeitos da celulite. A mudança dos hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos, associados a uma saúde mental e espiritual, sem dúvida trarão benefícios e ajudarão a atingir a harmonia corporal.

Fonte: Nação Feminina, ano 2, nº 4, 2001, São Paulo (Página 2 - Marketing Gráfica Editora).

Nenhum comentário: