Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Reflexão sobre Colossenses 3.16 ao 25



"Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai." - Colossenses 3.16 - 17 (NTLH).

O terceiro capítulo da carta de Paulo aos crentes de Colosso, e consequentemente também para todos os cristãos de todos os lugares ao redor do mundo e de todas as gerações, contém ensino precioso sobre as causas do sofrimento humano. 

A orientação da prática da mensagem de Cristo na vida das pessoas abrange todos os setores da vida. Toda orientação bíblica deve ser considerada como regra de procedimento indispensável. Vejamos três aspectos:

No casamento, para homens e mulheres, o ensino é: 

"Esposa, obedeça ao seu marido, pois é o que você deve fazer por ser cristã. Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela." - Colossenses 3.18-19 (NTLH).

Penso ser difícil para as senhoras aceitarem este versículo bíblico. Apesar da dificuldade, é preciso incorporá-lo ao viver cotidiano. Como homem casado, posso dizer que para muitos maridos não é fácil amar suas esposas em todo tempo. Para ambos os sexos, o exemplo de obediência e amor é Cristo, que obedeceu a Deus em tudo.

 Na relação entre pais e filhos, o comportamento ideal, é: 

"Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso. Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados." - Colossenses 3.20-21 (NTLH).

Hoje, testemunhei a discussão entre pai e filho. O pai irritando o filho e o filho gritando com seu pai. Tive a oportunidade de recitar para ambos os versículos 20 e 21, de Colossenses 3.

Na relação de patrão e empregado: 

"Escravos, em tudo obedeçam àqueles que são seus donos aqui na terra. Não obedeçam só quando eles estiverem vendo vocês, procurando com isso conseguir a aprovação deles. Mas obedeçam com sinceridade, por causa do temor que vocês têm pelo Senhor. O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas." - Colossenses 3.22-23 (NTLH).

Assim como a Palavra de Deus orienta o trabalhador a ser honesto em suas funções, pede aos empregadores a agirem de maneira justa com seus empregados, embora o versículo em apreço não cite isso. Confira: Tiago 2.5-6; 5.2-4.

Atos e consequências

Quem segue as orientações bíblicas tem a mensagem de Cristo viva em seus corações e é considerado por Deus o seu povo. Mas, quem não as segue revela por atitudes que não ama a Deus de verdade, mesmo sendo um religioso fervoroso, e não deixará de experimentar as consequências por desprezar o que Ele manda fazer, receberá todo o desprezo do Senhor. 

Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo.. E quem faz o mal, seja quem for, pagará pelo mal que faz. Pois, quando Deus julga, ele não faz diferença entre pessoas." - Colossenses 3.24-25 (NTLH).

E.A.G.

Deus aprovou a escravidão? Confira neste blog o seguinte artigo: As leis civis entregue por Moisés ao povo israelita

Nenhum comentário: