Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 10 de agosto de 2014

Escavações em Israel encontram tesouro de moedas do Segundo Templo


A Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) - instituição que preserva a história do país -.anunciou nova descoberta arqueológica. Diversas moedas de bronze foram achadas em uma antiga aldeia judaica. Estima-se que o tesouro tenha 2 mil anos de existência, era de uso corrente por volta do ano 70 depois de Cristo (d.C.).

Ao acaso, a escavação de trabalhadores da Netivei Israel (Empresa Nacional de Infraestrutura e Transportes), que ampliava uma estrada de Jerusalém à Tel-Aviv, encontrou uma casa e enterrada num canto dos compartimentos da residência uma caixa de cerâmica com 114 moedas de bronze, datadas do 4º ano da Grande Revolta dos judeus contra o Império Romano.

Em todas as moedas estão estampados o desenho de um cálice e há a inscrição em hebraico "Para a redenção de Sião" de um lado. Do outro, existem o desenho de um pacote feito de fronde fechado de ramos da palmeira, murta, salgueiro, frutos de cidreira - itens usados ​​durante o feriado judaico da Festa dos Tabernáculos - junto da inscrição Ano Quatro em hebraico, possível alusão ao quarto ano da revolta.

O anúncio deste achado coincide com a data em que os judeus relembram a destruição do Segundo Templo. O Segundo Templo, considerado um lugar sagrado e local de adoração para o povo judeu, foi construído pelo rei Herodes, onde hoje localiza-se o Domo da Rocha, e destruído sob o comando do imperador Tito, aproximadamente em 70 d. C.

"O tesouro parece ter sido enterrado vários meses antes da queda de Jerusalém, e nos proporciona um olhar sobre a vida dos judeus que viviam na periferia de Jerusalém, no final da rebelião", disse Pablo Betzer que é um dos diretores de escavação em um comunicado para a imprensa.

O trabalho de alargamento da pista, que era responsabilidade da Netivei Israel, passou a ser conduzido também pela AAI, que em outras ocasiões já encontrou outros artefatos ligados a períodos narrados pela Bíblia.

Após o achado, estuda-se a preservação da velha cada e de toda aldeia em que ela se encontra. Arqueólogos afirmam que os moradores originais do local, agora escavado, assim como a maioria das aldeias judaicas na Judeia, envolveram-se nas duas principais revoltas contra os romanos, tanto a Grande Revolta (ano 70) quanto a Rebelião de Bar Kochba (entre 132 e 135). Devido à sua participação nos motins, as aldeias foram destruída duas vezes.

E.A.G.

Com informação de:
http://www.foxnews.com/science/2014/08/05/2000-year-old-trove-ancient-coins-found-in-israel/
http://www.livescience.com/41499-photos-10000-year-old-house-israel.html

Nenhum comentário: