Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Uma biografia de A. W. Tozer

Aiden Wilson Tozer (1897-1963), nasceu em uma família de agricultores do oeste da Pensilvânia que se mudou para a cidade industrial de Akron, Ohio, em 1912. Três anos mais tarde, Aiden respondeu à exortação de um pregador de rua que dizia: Se você não sabe como ser salvo... apenas clame a Deus" Ele subiu até o sótão de sua casa e entregou sua vida ao Senhor. Assim começou a jornada de um homem cuja vida e obra levariam algumas pessoas a chamá-lo de um dos principais profetas do século XX.

Em 1919, cinco anos depois de sua conversão, e apesar da sua falta de treinamento,  teológico formal, Tozer aceitou uma proposta para pastorear sua primeira igreja. Ele ingressou em uma carreira frutífera de 44 anos, liderando congregações da Christian and Missionary Alliance, no oeste da Virgínia, Chicago, e Toronto, no Canadá. Em 1950, o Wheaton College concedeu a Tozer o título honorário de Doutor em Letras. Dois anos mais tarde, ele recebeu um título de L.L.D. do Houghton College, em Nova York.

Tozer foi um homem profundamente espiritual cujo ministério se estabeleceu sobre uma sólida base de oração. "A maneira como um homem ora", disse ele "mostra como ele é". Na verdade, é correto caracterizar a pregação e os escritos de Tozer como extensões de sua vida de oração. Ele passava habitualmente horas em oração todos os dias em seu gabinete, adorando a Deus e comunicando-se com Ele.

Ao longo de sua carreira, sua preocupação principal foi a promoção da vida cristã. Particularmente, ele, sua esposa Ida e seus sete filhos, seguram um estilo de vida simples e não materialista. Publicamente, ele sempre apontou os perigos que a igreja enfrenta quando as preocupações "mundanas" a distraem. Um biógrafo escreveu: "As pessoas sérias que queriam saber o que Deus estavam dizendo o amavam".

Em maio de 1963, A.W. Tozer sucumbiu a uma trombose coronariana. Ele é autor de oito livros, e dezenas de coleções de seus sermões e outros escritos foram publicadas postumamente. Possivelmente, Tozer é mais conhecido pelas obras The Pursuit of God e The Knowledge of the Holy, que ressaltam ao leitor a possibilidade e necessidade de aprofundar o seu relacionamento com Deus.

E.A.G.

Fonte: Bíblia com Anotações A. W. Tozer, edição 2013, Rio de Janeiro (CPAD).

Nenhum comentário: