Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 8 de abril de 2014

Realmente mortos para o pecado como um mais um são dois

"Assim também vos considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus nosso Senhor" - Romanos 6.11.

Nesta passagem bíblica, "considerar-se" é uma expressão que significa mais do que imaginar, "fazer de conta". O vocábulo remete à matemática, fazer cálculos.

A contabilidade tem a ver com organização, ao conjunto de operações lógicas que se executam por meio de regras práticas previamente estabelecidas. Através da contagem de números é possível chegar ao denominador comum sem riscos de errar.

Pode um artista pintar uma tela e chegar ao nível de perfeição em seus detalhes tanto quanto uma moderna câmera fotografica em sua potente revelação digital? Pode um historiador reivindicar a absoluta revisão de qualquer registro histórico de cinco séculos no passado? O cartógrafo afirmar que exista exatidão de dados em um mapa cuja topografia da região focada tenha seu relevo alterado? Não é possível dizer que haverão resultados exatos, apenas aproximações de descrições.

Em qual situação o ser humano tem condições de realizar algo que seja totalmente correto? Aritmética: a Ciência que estuda as propriedades dos números, cujas operações apontam para a precisão das respostas. Nela não há margem de erro. Uma mesa mais uma mesa são duas mesas, em Angola, em Cabo Verde, no Brasil, em Portugal, no Japão, no Canadá, Estados Unidos e qualquer outro país. O resultado da conta é sempre o mesmo, seja no tempo passado, o presente e ou futuro. Jamais um mais um teve ou terá outro resultado além de dois.

A razão de "considerai-vos" estar associado com a matemática é porque a afirmação bíblica de que a graça do Senhor não nos deixa permanecer no pecado, antes nos livra do poder do pecado, é uma certeza baseada na verdade absoluta, não há qualquer margem de dúvida ou imprecisão lógica nesta revelação de Deus sobre o plano da salvação. 

Assim como o livro de contabilidade não dá margem para que algo falso se transforme em verdadeiro, não podemos conceber que Deus nos deixe com uma promessa cuja medida seja incerta ou inversa, distante ou contrária da realidade. 

O Senhor declara que a alma que aceita a Jesus como Salvador e Senhor pode considerar-se morta para o mundo pecaminoso porque é um fato incontestável. Podemos confiar nEle para todo o sempre! 

E.A.G.

Artigo baseado em um texto de Watchman Nee publicado no livro Uma Mesa no Deserto, página 86, edição 1983, São José dos Campos (CLC Editora).

Nenhum comentário: