Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 22 de março de 2014

O que é paciência?


Por Eliseu Antonio Gomes

A paciência é uma das nove características do fruto do Espírito (Gálatas 5.16-23). 

Devemos refutar a ideia de que um cristão paciente é um ser rendido, fracassado. A paciência não é traço de covardia, não é traço de fraqueza, não é virar as costas para as responsabilidades, não é protelar a solução ou fugir dos problemas. Não é cruzar os braços e nem ficar parado sofrendo diante de circunstâncias adversas que o destroem.

Em muitas passagens bíblicas da tradução de João Ferreira de Almeida, a paciência é descrita como longanimidade. Alguns textos: Salmo 103.8, Provérbios 25.15, Romanos 2.4; 2 Coríntios 6.6; Efésios 4.2.

No texto em hebraico de Provérbios 16.32, "longânimo" ('areck) tem raiz no adjetivo longo, remete ao movimento lento e ao cumprimento prolongado. A palavra designa os sentimentos das pessoas, na literatura sapiencial, quem é brando é reputado como portador de entendimento (Provérbios 14.29; Eclesiastes 7.8).

Provérbios 16.32, mostra que a pessoa longânima é uma pessoa que tem mais poder que o capitão de um pelotão armado de exército, que invade e conquista uma cidade. O versículo sintetiza as lições de todo o livro, afirmando que o autocontrole é uma das mais importantes características de sabedoria

No livro de Ezequiel, capítulo 17.3, o texto usa o termo " 'areck" (paciente/longânimo) remetendo ao cumprimento das asas de águias. E Isaías compara a pessoa paciente com essa ave, eficiente predadora, que é símbolo de força e alta resistência.

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" - Isaías 40.31

Davi, que escreveu o Salmo 40.1 ("esperei com paciência no Senhor") é o elemento humano que protagoniza a passagem de 1 Crônicas 14.8-17. Neste texto, ele dá o exemplo de espera segundo a vontade de Deus. Os filisteus vieram contra Davi para guerrear, e ele só ia ao encontro em batalha após consultar a Deus, agindo sempre de acordo com as orientações divinas. Na primeira vez, perguntou se poderia atacá-los, e Deus disse "vá" e ele foi; na segunda consulta, Deus disse-lhe "rodeie e os ataque pelas costas", e assim ele fez; na terceira vez o Senhor pediu que ele aguardasse as copas das amoreiras balançarem, como sinal de que era o momento de atacar, e ele esperou o vento soprar sobre as folhagens e só quando o vento soprou e balançou as folhas ele avançou sobre os inimigos. Em todas esses momentos Davi esperou em Deus e sua espera foi agindo com extrema contundência, e se saiu vitorioso.

Devemos lembrar que o mover de quem é paciente tem como foco lutar e vencer o diabo e jamais o ser humano, porque a nossa luta está na esfera espiritual (Efésios 6.2).

Enfim, ter paciência é ser inteligente e agir enfrentando as dificuldades no momento certo e do jeito correto. É agir como Deus quer, é caminhar junto com o Senhor.

E.A.G.

Nenhum comentário: