Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Santificar o sábado ou o domingo?


Por conta do artigo Os Dez Mandamentos do Senhor, recebi duas perguntas de Denilson Samuel Araujo, um amigo do blog Belverede.

"Prezado irmão em Cristo... gostaria de saber onde no novo testamento se repetem os mandamentos, tais como, não "não dizer o nome de Deus em vão", ou "não ter outros deuses", ou o de "honrar pai e mae" etc... e porque há mais de 60 referências ao quarto mandamento no novo testamento de que mesmo os que não eram judeus, mas gentios como as mulheres em Filipos, ainda guardavam esse mandamento?" 

Amigo. 

No Novo Testamento você não encontrará, palavra por palavra, “não dirás o nome do teu Deus em vão”. Mas, em lugar da menção, o resumo dela, que é o mandamento “amarás o teu Deus”. É fácil de entender, quem ama verdadeiramente respeita, então não usará o nome do Senhor de maneira irreverente e irresponsável. 

Sobre honrar os pais, o apóstolo Paulo deixou aos cristãos com muita clareza que Deus manda prestar a honraria. Leia Efésios 6.2 e Colossenses 3.20.

Quanto ao sábado, não há no Novo Testamento a determinação como em Êxodo 20.8: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar". Todas as referências que você diz ter encontrado são exposições narrativas, não são normativas. Isto é, são informações que alguém ou alguns personagens bíblicos iam ao templo neste dia, e não uma ordenança para que eu, você, e os cristãos em geral façam igual. E isso tanto vale ao sábado quanto ao domingo.  

Eu acredito que a vontade do Senhor aos seus adoradores não tenha a ver com uma data no calendário, mas com a atitude de reservar um espaço de tempo exclusivo para reverenciá-lo, momento separado das atividades desse mundo.

"Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz" - Romanos 14.5-6 a.

E.A.G.

Um comentário:

Léia Silva disse...

Ótimas perguntas e esclareedoras suas resposta.
Deus abençoe vc!