Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 28 de dezembro de 2013

Tema a Deus em todo o tempo

Um dos conselhos mais importantes de Salomão está no livro de Eclesiastes. Refere-se aos últimos anos de nossas vidas e nos prepara para vivê-los da melhor maneira possível. É: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade" (12.1).

A vida é passageira, a beleza e o vigor físico da juventude não duram para sempre. É preciso refletir a respeito das diferentes fases dela e saber valorizar cada uma delas.

A Humanidade tenta encontrar a fórmula para não envelhecer, mas o inevitável está presente diante de nós: chegarão momentos de falta de ideias; membros do corpo enfraquecidos; visão encurtada; voz trêmula; cabelos brancos; memória lenta, a cárie destruindo o esmalte dos dentes.

Teremos que vivenciar a velhice, as características da idade avançada. Então, precisamos viver de modo pleno em todo o tempo, aproveitar bem todas as etapas da vida. Isto só é possível quando o ser humano teme a Deus e obedece aos seus mandamentos.

Evitamos falar a respeito da morte, mas ela é parte integrante da vida e não pode ser negligenciada. Chegará para nós o derradeiro dia, quando o corpo retornará ao pó e a alma e o espírito voltarão a Deus que os criou (Gênesis 2.7; 3.9). Por este motivo Salomão usa algumas metáforas para tratar do assunto (Eclesiastes 12.6-8).

O capítulo 12 de Eclesiastes incentiva-nos a manter o temor do Senhor, que por conseguinte nos leva a cuidar bem da saúde em todas as faixas-etárias. Temendo a Deus a alma e o espírito são mantidos renovados até ao final dos dias do homem exterior. Desta forma, quando chegar o momento de vivenciar a existência no porvir o ser humano tem condições de ser feliz ao lado de seu Criador na eternidade (João 14.2-3).

E.A.G.

Confira mais neste blog: A fonte da juventude

Nenhum comentário: