Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cristão santo e perfeito existe?


É interessante abordar a solicitação de santidade e perfeição nas páginas das Escrituras. Apresentar a perspectiva etimológica dos termos "santo" e "perfeito", nos idiomas hebraico e grego, os originais usados na Bíblia Sagrada, nos faz entender o que Deus quer de cada um de nós. 

"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" - 1 Pedro 1.16. 

"Santo" é separado. Deus espera que estejamos separados do pecado. Santidade é separação, mas não necessariamente a separação física, viver enclausurado. Tem muita gente pecando exatamente no momento de isolação, quando estão isolados cometem pecados ocultos, usam o momento de separação física para pecar livres da censura do próximo. 

"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus" - Mateus 5.48. 

"Perfeito", conota estar completo, ser uma pessoa madura. Deus deseja de cada cristão o crescimento espiritual. É preciso viver em processo contínuo de amadurecimento espiritual.

As passagens de 1 Pedro 1.16 e Mateus 5.48 estão em paralelismo: buscar a santidade é sinal de amadurecimento. As duas referências bíblicas descartam aquelas pessoas que vivem a vida em pecado continuado, desaprovam grupos de pecadores impenitentes. Por exemplo, desaprovam as pessoas que sabem que é pecado mentir mas mesmo assim faltam com a verdade e estão dispostas a usar a mentira diariamente em suas vidas.

"Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" - 1 João 1.6-10.

Enfim, santidade não é selo de perfeição, ser santo não significa ser melhor do que o próximo,  é ter sinceridade e humildade perante o Senhor, não ter prazer em pecar e sempre confessar os pecados e esforçar-se para não repetir a ação errada. 

E.A.G.

Nenhum comentário: