Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 18 de agosto de 2013

Filhos: Lar, doce lar cristão.


“O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe” - Provérbios 15.20.

Foi o próprio Criador quem nos fez existir como gente e escolheu para nós o pai e a mãe que temos. Sim, aquelas pessoas que impõem limites, às vezes falam alto e dizem "não" para você, fazem parte da sua vida porque Deus quis. Então, quando não entender as decisões deles, confie no amor do Senhor por você, continue a obedecer e honrá-los. 

As Escrituras afirmam que os filhos que obedecem aos pais agradam a Deus ao fazer isso: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor” – Colossenses 3.20. 

A orientação da Palavra de Deus sobre a obediência dos filhos aos pais é condicional. É dever obedecer apenas quando as ordens estiverem de acordo com a vontade do Senhor: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo” - Efésios 6:1.

Segundo a vontade de Deus, o dever do filho solteiro obedecer é presente até aquele momento em que se casar, depois que se casa torna-se independente As Escrituras afirmam isso repetidamente para não pairar dúvidas: Gênesis 2.24; Mateus 19.5; Marcos 10.7; Efésios 5.31). 

Entretanto, mesmo com a questão de obediência mudar após o casamento, não muda o dever de prestar honras aos pais depois de casados. Filhos casados, independentes, sem necessidade de obedecer, precisam continuar a respeitar seus pais prestando a eles a honra. É o momento do relacionamento maduro entre pessoas adultas, ser agradecido (Colossenses 3.15). 

Deus promete e cumpre o prometido. Qual é a promessa de Deus? Se o filho presta honra aos pais, é alvo certo da bênção divina, recebe vida longa e bem-sucedida naquilo que empreender (Efésios 6.2-3). 

A vida segue. Assim como um dia seu pai e sua mãe foram apenas filho e filha, amanhã você que é só um filho ou filha será um pai e uma mãe. Quando chegar sua hora da paternidade ou maternidade, descobrirá que ser livre é também ser preso em compromissos, um deles é tornar crianças em pessoas do bem. É isso que seus pais desejam que você seja, e é isso que você desejará também para seus filhos. 

 E.A.G.

Nenhum comentário: