Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 17 de agosto de 2013

EBD: lição 7 - Atualidade dos conselhos paulinos

O conteúdo escrito por Paulo na carta aos crentes da cidade de Filipos apela ao contentamento como fórmula para vencer as adversidades. Possui conselhos úteis para o tempo que se chama "hoje".

Paulo orienta a todos a alegrar-se no Senhor, apesar de todos os reveses que o cristão possa enfrentar. As recomendações bíblicas, são: alegrai-vos no Senhor; regozijai-vos sempre (Salmo 32.11; 1 Tessalonicenses 5.16). 

Também, ensina que o sinal de comunhão com Deus é viver a vida com a mente renovada, praticando o culto racional (Romanos 12.1-2). Esclarece que para quem ama a Deus o mais importante é ter um coração renovado pela ação do Espírito Santo, pois a verdadeira circuncisão cristã é operada no coração, é espiritual (Filipenses 3.3).

Paulo, em Filipenses 3 aborda a questão de ensinamentos falsos, alerta ao cuidado com falsos obreiros, que distorcem a Palavra de Deus. Pede acautelamento contra quem apresente doutrina afirmando ser necessário praticar obras humanas para alcançar a salvação.

Muitos cristãos usam o termo "carne" para qualificar pecados de ordem moral, atitudes extremamente escandalosas, porém, agir na carne pode ser uma situação totalmente aceitável no meio em que vivemos, às vezes até descritas como nobres, motivadas e elogiadas na comunidade em que estamos. Elas podem ser belos e pomposos rituais de culto, por exemplo.

Atribuições humanas não influem nada positivo espiritualmente, apenas traz à tona o ambiente da falsa piedade, falsa humildade e falsa disciplina útil ao corpo. A circuncisão da carne, ou quaisquer práticas de rituais religiosos, criam situações em que o homem queira gloriar-se em seus atributos exteriores.

Em suas cartas, Paulo usa o termo carne para especificar a natureza humana em rebelião contra Deus. O apóstolo descreve os judaizantes como inimigos da fé cristã. Entretanto, toda pessoa que age na contramão do que Deus nos orienta, não vive de acordo com o fruto do Espírito, é inimigo de Deus e do cristão.

Se entronizamos Cristo como Senhor em nossos corações, em todas as circunstâncias da vida Deus é por nós, nada pode nos separar dEle. Confiemos na Palavra de Deus e no poder que há na mensagem do Evangelho (Romanos 8.31-39). 

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" - Romanos 1.16.

É preciso vigilância, refutar todo ensino de pessoas que induzem o cristão a pensar que rituais religiosos possam substituir a eficácia do sacrifício de Cristo na cruz. Não cabe ao crente em Jesus gloriar-se em ações e atributos exteriores.

E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo orienta a todos a alegrar-se no Senhor, apesar de todos os reveses que o cristão possa enfrentar. As recomendações bíblicas, são: alegrai-vos no Senhor; regozijai-vos sempre (Salmo 32.11; 1 Tessalonicenses 5.16).

Sabe Eliseu, eu nunca pensei na minha vida que um dia eu fosse dar "voltas" ao redor de um problema tão gigante para mim, louvando, cantarolando e dançado na Presença dEle, me encontrei rodeando em volta de uma "escora" (vc sabe do que falo)cantando para Ele, eu e Ele naquele momento... De repente aparece uma alegria por saber que Ele se faz presente, se faz em nós, é por nós, e de uma certa forma, nós nos entristecemos por tão pouca coisa se comparado a Grandiosidade e os cuidados dEle. A carne é contrária a Deus, só enxerga o problema, a dor, o que fere, ou o que da um grande "prazer" mesmo que maligno. Glória a Deus, louvado seja o nome do Senhor que nos molda, testa, para que algo de grandioso cresça da parte dEle em nós, e a alegria que Ele da mesmo no meio de lutas ferrenhas é p que a gente saiba, sinta e veja o AGIR DELE EM NÓS.
E completando, o que voce escreveu, NADA SUBSTITUI A EFICÁCIA DO SACRIFÍCIO VIVO E SANTO DE JESUS CRISTO. Amém.

Teônia Soares