Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 18 de junho de 2013

18 de junho de 2013: Civilidade e banditismo nas ruas de São Paulo

Imagem: Jornal Nacional | Rede Globo

Por volta das 18 horas, nas mediações do Viaduto do Chá, uma grande multidão marcou presença com uma grande parte de cidadãos protestando com civilidade. 

Infelizmente também aconteceram atos isolados de uns poucos sem noção do que é ser cidadão. Eles destruíram as bandeiras do estado e do Município de São Paulo, que estavam penduradas na fachada do prédio da Prefeitura, quebraram vidraças do prédio, lixeiras e orelhões públicos, invadiram um estabelecimento comercial do outro lado da rua e fizeram saques. Atearam fogo na guarita da Polícia Militar, numa moto, e também num carro de transmissão da Rede Record. Em outras partes de cidade, roubaram loja de calçados, de eletro-eletrônicos e de celulares, banca de revistas.

Esse rastro de vandalismo não é protesto civilizado. Não faz parte da virtude do senso de civilidade. Quem pratica vandalismo precisa ser preso, para que haja diferenciação entre o cidadão de bem e o bandido.  

Cientistas políticos e sociólogos tentam explicar essas manifestações e mostrar para onde tudo isso caminha, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo onde tudo isso vai parar, se as autoridades não conterem o vandalismo, se não deterem quem esconder o rosto, não retirarem a liberdade dos vândalos.

E.A.G.

Nenhum comentário: