Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 12 de janeiro de 2013

A Neurolinguística - o pastor e o evangelista

 Neurolinguística 

Tem gente que pensa que pelo falar exaustivamente convence aos outros. 

Isso acontece muito em igrejas, a pessoa toma posse do microfone e fala por mais de 1 hora ininterruptamente. Está provado pela Ciência que o cérebro humano, na fase adulta, é capaz de assimilar um monólogo com 100% de atenção por apenas 20 minutos.

Quanto à escrita, o que vale para a mensagem ser entendida é usar o veículo certo e elaborar uma construção sintática que se encaixa ao leitor. 

A questão é assaz pertinente. Está ligada à neurolinguística: mensageiro, mensagem e público-alvo.

Qual é a dinâmica do conferencista competente? 

Não basta ao comunicador conhecer o conteúdo da mensagem, ele precisa conhecer quem a ouvirá. Por exemplo: Não é possível ensinar Matemática para um bebê, primeiro ele precisa aprender tudo sobre Algarismo Arábico. 

O conferencista tem o dever de fazer com que os ouvintes entendam a palestra, recai sobre ele cerca de 99, 999% do peso da responsabilidade de ser bem entendido. Ele precisa moldar-se aos seus ouvintes, palestrando em nível intelectual deles, com uso de jargões apropriados, termos técnicos que eles dominam, etc. 

Pastores e evangelistas

O papel do pastor (na essência do termo) é pastorear, fazer discipulado, ensinar a Palavra de Deus aos convertidos. E falar aos perdidos, às almas sem Cristo é função do evangelista. Evangelizar é anunciar as Boas Novas, falar sobre a salvação aos não salvos. 

O público-alvo que o conferencista tem são os cristãos presentes na igreja. Se quem prega é uma pessoa convidada, deve prezar pela ética Qual? Abordar temas segundo a orientação do pastor que o convida. Às vezes o tema do convidado é livre, mas nem sempre.

Como anfitrião, é importante o dirigente da igreja informar ao pregador visitante sobre quem o ouvirá. O pregador precisa saber algumas características de seus ouvintes.

Existem nos bancos da igrejas almas que ainda não se converteram ou apenas cristãos evangélicos? É contraproducente discorrer sobre João 3.16 e Atos 4.12 para quem já recebeu Jesus. 

É necessário otimizar o tempo durante o culto. 

E.A.G.

Nenhum comentário: