Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 22 de setembro de 2012

Sinais do fim dos tempos nas relações interpessoais


Esta postagem aborda um tema encontrado na revista Lições Bíblicas da escola dominical, dirigida aos jovens de 15 aos 17 anos, publicação da editora CPAD, cujo tema é O Que a Bíblia Fala Sobre o Futuro da Igreja, A lição número 2 trata sobre os sinais do fim, que abrange muitas situações. Eu abordo a questão do relacionamento entre as pessoas.

Em Mateus 24, encontramos a passagem em que Jesus Cristo nos alerta, dizendo que nos últimos dias o amor de muitos se esfriará que o crente fiel estará sujeito a passar por muitas tribulações. Ao escrever isso, a minha ideia não é desanimar ninguém, apenas ressalto o conteúdo bíblico.

 Os sinais do fim dos tempos no relacionamento interpessoal

 Sobre o fim dos tempos, o cristão precisa estar ciente o que as Escrituras dizem, para evitar se induzido ao erro. Por desconhecer o conteúdo da Palavra de Deus, muitos estão sujeitos a ser atraído pelo erro travestido de piedade.

 “Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: "O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação". Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existiam céus e terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios” - 2 Pedro 3.3-7.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te” – 2 Timóteo 3.1-5.

O desprezo da fé na igreja

A Bíblia diz claramente que nos últimos dias surgiriam muitas pessoas apostatando da fé, gente que poderá se apresentar como crente em Deus mas na prática agirá como quem não é. O local da apostasia é o ambiente religioso, as igrejas institucionais. Então, o cristão sincero, que serve ao Senhor com toda sua alma, corpo e coração, poderá ser questionado e até perseguido por religiosos escarnecedores, sem afeto natural (2 Timóteo 3.3; 2 Pedro 3.3).

O Novo Testamento descreve um cenário de estresse para quem é fiel, avisa sobre a existência de falsos mestres, pregadores populares que terão muitos seguidores, diz que os tais pregação ensinos que se oporão às orientações do evangelho genuíno. Possivelmente, eles agirão assim movidos por lucro financeiro (2 Pedro 2.1-3).

Está escrito que nos últimos tempos aparecerão pessoas fazendo milagres. Surgirão falsos profetas e falsos cristos, eles farão milagres espetaculares, e ao mesmo tempo desprezarão a vida eficaz em piedade, não praticarão as nove características do fruto do Espírito, serão pessoas carnais (Mateus 24:11, 24; 2 Timóteo 3.3; Gálatas 5.16-23). 

A sociedade e a igreja fiel

No fim dos tempos, diz a Bíblia que o amor se esfriará. É o que vemos na sociedade dos dias atuai. A moral declina e se multiplicam os números das taxas de abortos, adultérios, divórcios, roubos, mentiras e assassinatos (Mateus 24.12). 

Muitas pessoas trocam a verdade pela fantasia, não suportam a sã doutrina (2 Timóteo 4.4). Por isto, é importante os pais cristãos estarem alertas com relação ao aprendizado de suas crianças no mundo secular, para que não se desviem da verdade ao se confrontarem com o que a sociedade alega. O que as crianças estão aprendendo sobre a Páscoa e o Natal? Elas sabem sobre o nascimento de Jesus, ou apenas têm as referências das fábulas, que apresentam ovos de chocolate, coelho e o mito Papai Noel?

E.A.G. 

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado irmão...creio que sejam essas as tribulações que mais afetam o ser humano nos dias de hoje. Pois o homem precisa de amigos. Há uma necessidade de se relacionar, ter amizade e sincera, e é exatamente o que não vimos. Não temos em quem confiar sequer um desabafo.,mas está se cumprindo as escrituras...
Graça e Paz!
Cris