Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Desígnios maus


Diferente do ser humano, Deus conhece as razões de todas as ações, sabe quais são os motivos de fazer o bem e fazer o mal. Ele julga corretamente o que acontece, porque vê além do plano em prática, enxerga a intenção de quem o planejou.

Certa vez, os fariseus aproximaram-se de Jesus e acusaram os discípulos de serem cerimonialmente imundos, sujos, porque não lavavam as mãos para comer e assim desrespeitavam a tradição dos anciãos. Então, Jesus respondeu a eles dizendo que viviam conforme a profecia de Isaías, eram religiosos que louvavam a Deus com os lábios mas não faziam o mesmo com o coração, portanto, estavam distantes de Deus.

Os fariseus demonstravam atitudes de reverência publicamente, mas na intimidade da alma estavam repletos de sujidades. Eles não honravam aos seus pais, como determinava a Lei de Moisés, e usavam como desculpa desonrá-los um motivo religioso, conhecido como Corbã, e acusaram Jesus de praticar regras próprias e não a vontade do Senhor. (Entenda melhor lendo o seguinte artigo. Marcos 7.11 - Corbã: comentando o que é e porque Jesus repreendeu os fariseus e escribas por causa dele).

A resposta de Cristo aos escribas e fariseus e a explicação aos discípulos foi no sentido espiritual, quando disse que o que contamina o homem não são as mãos sujas ao comer alimentos. O que suja a alma é dar vazão ao pecado, se deixar levar pelas tendências da carnalidade existente no interior do coração, colocar em prática as más intenções: os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

Sem dúvida a higienização de alimentos e de utensílios da mesa é um hábito correto, o asseio corporal é necessário. Mas, a mais importante limpeza que precisamos manter é a interior, manter-se limpo da sujeira do pecado. 

E.A.G.

Um comentário:

Unknown disse...

"Para Cristo, o homem santo com certeza não é aquele que está limpo de pecados, pois Ele conhece todas as nossas fraquezas, mas sim, aquele que está sempre se lavando, sempre se purificando em busca de santidade." Este é um trecho de um dos meus textos. Limpeza maior como você mesmo disse, é a limpeza da alma, da consciência.
http://galhardiaemcristo.blogspot.com.br/
Grande abraço Eliseu