Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Amor ao presente século


"Procura vir ter comigo depressa, porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério" - 2 Timóteo 4.9-11.

"Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado" - 2 Timóteo 4.13-16.

Há muitas pessoas que buscam ao Senhor apenas quando estão vivendo tempos ruins, se passam por situações complicadas. Quando as adversidades são superadas, isolam-se esquecendo-se que o livramento é dado por Deus; em momentos de felicidade demostram interesse nos prazeres do presente século.

As novidades da geração em que vivemos é envolvente. Existem muitas coisas boas: as amizades, a tecnologia, o conforto. Nada disso é pecado, quando fazemos uso do equilíbrio e colocamos cada uma delas em seus devidos lugares sem a confusão de inversão de valores.

O romance

Foi Deus quem realizou o primeiro casamento, Ele abençoa os casais e seus filhos, quer que todos os solitários vivem em família (Salmo 68.6; 127-1-5).

Se a casa inspira grandes cuidados, é correto orar por ela clamando ao Senhor, ir ao templos cultuar a Deus e ouvir a mensagem do pastor e seus conselhos sobre a situação. E quando a saúde está dentro do lar, as crianças são motivos de alegria e orgulho, precisamos levantar as mãos aos céus e agradecer a Deus e continuar servindo ao Senhor com a mesma intensidade.

O dinheiro

"Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade" - Eclesiastes 5.10.

O dinheiro pode ser usado como defesa, pois a tudo responde (Eclesiastes 7.12;10.19).  Enriquecer com trabalho honesto é bênção dada por Deus, não há erro algum desejar tal prosperidade (Provérbios 13.11; Eclesiastes 5.18-20). No entanto, é preciso analisar que trabalha-se para viver e não se vive para trabalhar. Muitas pessoas trocam a família, os amigos, o lazer e a convivência na igreja pelo trabalho. É preciso ter equilíbrio, há bastante situações lícitas e inconveniente (1 Corintios 6.12; 10.23). Não permita que o emprego transforme-o em um ilustre ausente em seu convívio social, o maior prejudicado será você.

Após a morte, a pessoa abastada ganha uma lápide luxuosa com epitáfio admirável, mas isso não define a qualidade de sua existência além-túmulo. Quem é agraciado com as riquezas deve ter em mente que seu amor e sua confiança deve estar depositada no Senhor. Ser rico sem estar conectado em Deus não compensa, pois a riqueza material não compra a alegria da alma e a salvação eterna.

Se você é privilegiado com um grande volume de posses, peça a Deus que também lhe dê sabedoria para usá-lo. O Senhor enriquece pessoas para que elas usem a riqueza em favor do próximo necessitado. Ele não quer que você fique pobre, não pede que entregue tudo o que tem aos outros, apenas que cuide para que seu coração não seja escravo do egoísmo e da avareza. É preciso amar o outro igual ama a si mesmo (Marcos 12.33).

O presente século

Na carta de Paulo, 2 Timóteo 4.9-11; 13-19, lemos o relato entristecido do apóstolo sobre os procedimentos de dois companheiros dele. Demas e Alexandre inverteram valores importantes, esqueceram-se do amor ao próximo.  Na passagem bíblica em epígrafe, eles são apresentados pelas descrições de suas condutas censuráveis, outras são nomeadas por escolhas acertadas: Crescente, Tito, Lucas, Marcos e Timóteo agiram corretamente.

Sobre Demas, é possível cogitar que ele ficou deslumbrado com a vida social da época, abandonou os compromissos na missão evangelística na qual era auxiliar do apóstolo Paulo para divertir-se com as efemeridades existentes em sua época. O erro dele não foi socializar-se, mas trocar Deus pela sociedade, deixar de amar Paulo - que precisava muito de seu auxílio - por momentos de prazeres pessoais.

Alexandre fustigou Paulo em seu momento crítico, quando precisa mais de sua amizade e apoio manisfestou inimizade.

Nunca sejamos alienados. Não há pecado em experimentar o que há de bom neste século, porém, que toda experiência seja vivida com responsabilidade, tendo em mente os parâmetros da Palavra de Deus. Jamais devemos abandonar a proposta que recebemos do Senhor, não devemos esquecer os talentos e dons que temos. Sejamos úteis ao ministério que Deus nos confiou, amando ao Senhor e ao próximo.

Deus permitiu que vivêssemos neste século e que nele fizessémos nossas escolhas. Estamos debaixo da Lei da Semeadura colhendo o que plantamos. Quem plantar o mal jamais colherá o bem, cada um de nós receberemos segundo as nossas obras.

E.A.G.

2 comentários:

Marjory A. Barbosa disse...

A paz de Cristo,Que Palavra simples e profunda para o momento em que estamos vivendo aqui...
Obrigada.
http://marjoryartes.blogspot.com

Marjory A. Barbosa disse...

Palavras sábias, simples e profunda para o momento em que estamos vivendo aqui. Obrigada
http://marjoryartes.blogspot.com