Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 22 de maio de 2012

Mentiras na Internet


Em meus contatos via Google Friend Connect, ajuntei gente dedicada a fazer a existência do próximo melhor, são pessoas de fé que desejam edificar vidas espiritualmente por meio da propagação da Palavra de Deus.

Quero mencionar o blog Café Entre Amigos, editado por Patricia Galis, que por seus posts de alerta passou a receber reclamações, é claro, de internautas mal intencionados interessados em prejudicar o próximo. Suas blogagens são diversificadas. Entre outros objetivos, a Patricia tem a intenção de refutar inverdades propagadas em correntes de e-mail. Passou a fazer isso quando um amigo muito simples recebeu um que convidava pessoas com problemas de visão a receber transplante de córnea. A tal pessoa apressou-se em viajar levando a mãe idosa e cega à cidade indicada, e ao chegar no hospital citado o pessoal que lá trabalha esclareceu dizendo que a informação era falsa e que muitas pessoas são vítimas da brincadeira de péssimo gosto.

Essa espécie de conteúdo se alastra na Internet porque quem o cria sabe e se aproveita da bondade e ingenuidade alheias, de quem crê em tudo e sente vontade de passar para frente a informação que recebe. Pessoas que recebem essa qualidade de correspondência devem agir com cautela e prudência, nunca deve repassar, precisa denunciar ao servidor da caixa de e-mail, como correspondência de spam ou phishing (página falsa). Quem recebe quantidade grande de e-mail com assunto sensacionalista e pedido de repasse deve tomar muito cuidado, pois corre o risco de ser hackeado, ter o computador invadido, informações roubadas.

Desconfie sempre.

O bom senso recomenda não acreditar em tudo, é necessário verificar a informação em fontes confiáveis, sites conhecidos e de reputação recenhecida na sociedade.

É importante tomar cuidado, é com a desconfiança que nos capacitamos a desmascarar mentiras. O internauta precisa ter atenção redobrada ao e-mail que recebe, principalmente aqueles contendo supostas informações mirabolantes de milagres, oferta de lucro fácil, links de sites obscuros e de bancos, e pedido de repasse do correio eletrônico para toda a rede de contatos.

Os bancos informam que não fazem uso da Internet para mudança de senhas. Recentemente, a atriz Carolina Dieckmann caiu no golpe da página falsa (phishing). A mensagem parecia ser de um banco, que lhe pedia para atualizar a senha. Ao clicar para dar início ao procedimento solicitado, deu passagem de entrada para um programa espião, que invadiu seus arquivos e permitiu que indivíduos desconhecidos copiassem todos os arquivos dela. Aliás, um novo golpe na Rede Mundial de Computadores oferece as fotos roubadas dessa atriz.

Quando o remetente é desconhecido, ignore de primeira. E se for conhecido, cheque com o contato se ele realmente enviou a correspondência.

Não divulgue seu e-mail pessoal para desconhecidos.

Na mesma medida que seu e-mail é conhecido existe o perigo de você ser transformado em alvo de tentativas de crimes virtuais. Separe seus contatos conhecidos e desconhecidos. Não deixe que o e-mail importante, como por exemplo o usado para gerenciar comunidades virtuais, blog e sites, seja de conhecimento geral. Ele deve ser usado reservadamente, quase tão secreto quanto a senha utilizada com ele.

Não divulgue e-mail de outros sem a permissão deles.

O objetivo de correntes de e-mail é levantar a informação de endereços para internautas com más intenções. Buscam na lista aberta de encaminhamento e-mails dos incautos. É dessa maneira que a indústria do spam e golpes virtuais cresce a cada dia. De posse dos endereços, hackers enviam vírus, propagandas em massa. Quanto mais repasses, mais aumenta o número de informação. Então, é preciso que cada um de nós evitemos a propagação do endereço eletrônico, evitando assim a prática do erro.

Como evitar que isso aconteça? Se cogita ser importantíssimo encaminhar algo de maneira coletiva, faça uso dos recursos CCO (com cópia oculta). Assim, todos os destinários recebem a mensagem, mas nenhum deles têm acesso ao endereço eletrônico do outro. É preciso ter cuidado para não ser, mesmo indiretamente, participante de objetivos nefastos.

Admirável mundo novo.

Dizem que a Internet é um mundo sem dono. A quantidade de informação diária a circular nela por dia é incontável. Existe produção de muitas coisas boas, mas também muitas ruins. Nesta cenário de circulação de bytes, sempre haverá quem critique, quem é ofensor, quem entenda tudo errado, quem seja criador de confusão. Sempre haverá gente assim. E estamos no meio de tudo isso. Então, é válido alertar, entregar o recado de conscientização a quem está chegando agora na virtualidade. Ninguém nasce sabendo tudo.

A Rede Mundial aceita e distribui qualquer coisa, compete ao internauta filtrar o que recebe. É perigoso abrir todas as mensagens de remetentes desconhecidos, pois poderá haver nelas conteúdos maliciosos, vírus, mentiras. Ignore as troladas, siga adiante em sua navegação virtual sem dar atenção para aqueles que vivem para fazer pirraça e atrapalhar a vida dos outros. Ao receber um e-mail duvidoso, delete-o. Seja mentira ou verdade, via de regra os conteúdos desses e-mails nada acrescentam de bom para nós.

A mente humana é realmente muito rica em imaginação. É uma pena haver tanta gente criativa usando o talento para o mal, existir quantidade enorme de conteúdo com propósito maléfico circulando na Internet.

Não tente ser agradável para todos em todo tempo repassando correntes de e-mail, nunca conseguiremos agradar o mundo inteiro. Como diz certo alguém, se tudo fosse perfeito apareceria alguém para reclamar do estado de perfeição.

E.A.G.

2 comentários:

Miss. Patricia Telles disse...

Nossa! Quanta informação importante. Vou copiar e postar em meus três blog´s com os devidos créditos. Obrigada!

Anônimo disse...

Agradeço a gentileza de mencionar meu nome e do Blog Cafe entre amigos no seu espaço. Infelizmente esses e-mails que são repassados sem a menor atenção causam muitos prejuízos, as pessoas que são mais informadas e tem acesso a rede não caem, mas os mais humildes e que na maioria são pessoas que mal sabem ligar o computador ao se depararem com certas estorias, promessas de ganho e etc..., acabam caindo nessa maldade. Toda informação que puder ser esclarecedora deve ser divulgada. Parabéns pela iniciativa e humildade. Deus abençoe.