Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 15 de março de 2012

A reverência e o fanatismo religioso


A ortodoxia cristã ensina sobre a necessidade de renúncia ao pecado e usar reverência no culto a Deus. 

Além disso, em alguns ministérios evangélicos, existe o excessos, como o caso de fazer imposições sobre qual estilo de roupa usar fora da igreja e proibir as famílias de crente de passearem nas praias. Não me exponho e nem exponho minha família em ambientes decadentes, e nem em igrejas irreverentes.

Os valores e princípios genuinamente cristãos vão além das vestimentas. Como cristão, é preciso ser cidadão moderado. Saber usar roupa de ginástica para praticar atividade física, roupa de festa para festas. Para a praia, existe a indumentária adequada, vale lembrar também que é preciso usar a lógica e o bom senso em todos os lugares.

Sabemos que a sociedade está distante de Deus. Cada vez mais as famílias são atacadas. Mas isso não justifica a alienação que algumas igrejas evangélicas submetem seus membros.

A santificação

"Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias" - Mateus 15.19.

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade - João 17.17.

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" - Salmo 199.11.

O pecado está no coração das pessoas. E para que as pessoas separem-se (santifiquem-se) deles, é preciso guardar a Palavra no coração. Então, se a pessoa não ocupa seu coração com a Palavra de Deus, irá pecar sequencialmente, dia após dia.

Eu penso que o papel do pastor na igreja  é ensinar sobre o pudor, o pastor não é costureiro e nem alfaiate para fazer imposições de Corte e Costura.  É imprescindível ao pastor dar prioridade para as Escrituras Sagradas ao se dirigir às ovelhas de Jesus Cristo.  

A aparência exterior revela o interior?

Dizem que caráter vem de berço. Sim, concordo que os valores são ensinados em casa. Mas, dizer que o berço da sociedade atual está todo podre é exagero, afinal no seio da sociedade existe cristãos sinceros.

Os cristãos radicais falam que a aparência revela o coração da pessoa. Nem sempre. A nova moda de assaltantes na cidade de São Paulo é vestirem-se de mendigos. Eles batem nas portas, tocam campainhas de casas e quando o morador atende, recebe voz de assalto. Também, existem assaltantes engravatados. Eles entram nos bancos trajados à rigor. Entram nas agências bancárias como se fossem advogados ou outro profissional de bem. O exterior dessas pessoas não revela o interior delas porque são dissimuladas.

Moralismo ou falso moralismo?

A moral é subjetiva. Para alguns poucos, uma mulher usando calça comprida é uma imoralidade. Para a sociedade em geral, não é.

Cristão radicais são capazes de dizer que mulheres que não usam o estilo de roupa que a igreja em que frequentam exige, são mulheres de honra duvidosa. Não faço defesa de uso de pouca roupa. É claro que é preciso observar o código social, é preciso considerar a necessidade do uso de roupas decentes. Homem e mulher precisam usar roupas adequadas.

Sou contra a religiosidade de fanáticos, a falsa sensação de santificação pelo estilo de roupas que determinadas igrejas adotam. Não é a roupa que faz alguém mais ou menos santo. É o espaço e o grau de relevância que a pessoa dá para as Escrituras Sagradas. Precisamos usar a verdade. Roupa não santifica!

O que significa uma mulher andar seminua? Usar short? Essa peça de roupa, embora não seja o costume de mulheres em igrejas evangélicas tradicionais, não faz da pessoa que usa em lugares públicos uma prostituta. Afirmar que uma mulher usando short seja uma pessoa sem caráter, é exagero, sou obrigado a discordar. O problema do pecado está no coração humano distante de Deus.


A imoralidade

A imoralidade está em todos os lugares onde a Palavra de Deus não é respeitada.

No ambiente de serviço de alto padrão, respeitadíssimo na sociedade, visto como lugar de boa reputação, há pecado sexual sendo praticado. É verídico o que passo a contar, não citarei o nome do local: conheci um ambiente em que mulheres usam as roupas parecidas aos trajes das irmãs da Assembleia de Deus, da parte mais ortodoxa da denominação. Neste local de trabalho, os homens usam terno e gravata e as mulheres andam durante a semana como as assembleianas comparecem aos cultos de domingo. Porém, durante o horário de almoço, colegas homens saem com colegas mulheres. O adultério acontece rotineiramente, de segunda à sexta-feira, por lá. Apenas os cristãos estão fora desse costume ruim desse antro carnal 

Não é a roupa que faz uma pessoa santificada!

A origem do pecado

O pecado está no coração das pessoas. Tanto da mulher que usa short com a intenção de seduzir, quando de olhares masculinos com segundas intenções. Tanto um quanto outro pecam porque não possuem a Palavra de Deus dentro de seus corações.

Ultra-conservadorismo

Para falar do que conheço, perto de casa existe uma Igreja Pentecostal Deus é Amor, só existe velhos e crianças frequentando aquele lugar, o salão está praticamente vazio. Não há muitos jovens nela, porque o estilo de roupa é imposto severamente aos membros.

Neste tipo de ambiente, na questão das roupas, os pais baseiam a educação das crianças observando dogmas e costumes, usam  imposição extremada na educação dos filhos. São os pais que compram as roupas de seus filhos, e usam poder aquisitivo para impor o estilo da roupa que julgam significar decência. E, assim sendo, raramente ganham seus  filhos para Jesus. A garotada os seguem  até o momento em que se tornam independentes financeiramente. Essa situação é bem comum em igrejas rígidas na questão de usos e costumes. Os adolescentes acompanham seus pais enquanto são dependentes dos pais economicamente. Quando os jovens começam a trabalhar chega o salário, então param de ir ao templo e compram os trajes que desejam.

O exemplo dos pais precisa ser de pessoas praticantes da Palavra de Deus, e não de praticantes de dogmas denominacionais. Jesus não espera que pais convertam filhos em religiosos assembleianos, ou batistas, ou presbiterianos... Jesus quer que os os pais ensinem seus filhos a serem cristãos.

E.A.G.

Nenhum comentário: