Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 13 de março de 2012

EBD 2012 - O propósito da verdadeira prosperidade

Os termos bênção, paz e salvação significam prosperidade nos idiomas hebraico e grego. Todos sabemos que Deus nos fez um corpo, com alma e espírito, e Ele nos ama nesta triplicidade que somos, quer nos abençoar nas três características que somos.

Os termos bênção, paz e salvação significam prosperidade nos idiomas hebraico e grego. Mas, grande parte dos evangélicos ao se depararem com o termo prosperidade não alcançam a profundidade ideal que o assunto pede. Não conhecem a etimologia de vocábulos bíblicos na raiz hebraica (Velho Testamento) e nem na raiz grega (Novo Testamento). Eles pensam que o termo prosperidade não faz parte do vocabulário bíblico, e cogitam que tudo que está voltado ao tema é carnalidade, heresia, apostasia.

Ser uma cristão com mente espiritual não significa visar só o que Deus preparou para o nosso espírito. Ser espiritual é compreender a plenitude do amor do Espírito de Deus. Ele quer o bem-estar do ser humano por completo. Bem-estar do corpo, bem-estar da alma e bem-estar do espírito.

Com muito dinheiro, o crente pode ser próspero aos olhos de Deus. Mas, também, tendo apenas o básico, o cristão pode ser visto como detentor de prosperidade.

Prosperidade não é sinônimo de acúmulo de riquezas, é estabilidade nos campos espiritual, emocional e físico. É possível uma pessoa ser abastada, materialmente, e ao mesmo tempo se sentir miserável se estiver fora dos planos de Deus, enquanto outra, com poucos recursos financeiros, estando no centro da vontade de Deus, sentir paz no coração. Também, pode haver quem  tenha boas condições de saúde vivendo fora da vontade de Deus, e alguém padecer com uma doença no corpo e simultâneamente buscar satisfazer a Deus em tudo que faz.

Não devemos nos prostar diante das lutas, com fé é preciso enfrentar e superar as aflições. Vencer os problemas é prosperar.

"Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma" - 3 João 1.2.

A palavra grega para prosperar é "euodoo" de duas palavras raizes: "eu intencionados",  "bem feito". E "hodos", que significa "estar cumprindo bem uma longa jornada, estar na direção certa de um longo caminho, alcançar sucesso, um ato de viajar uma grande distância e chegar ao destino.

A prosperidade pode ser levada para qualquer área da vida, mas é comum ligar este termo somente às finanças bem-sucedidas, empreendimentos de sucesso. Tem a ver com a saúde e a vida social, mas ela não engloba apenas isso. A prosperidade abrange vários sentidos. Tanto no plano espiritual quanto financeiro, no campo da saúde e no campo da fé.

A verdadeira prosperidade está diretamente relacionada à obediência à Palavra de Deus. O propósito da prosperidade é praticar o amor.

Deus abençoa aos obedientes. E o que Deus nos pede? Que amemos a Ele acima de tudo e de todos. Quem segue a determinação divina, ama, é grato a Deus e solidário com o próximo. A prosperidade está ligada à espiritualidade, à gratidão ao Senhor, à solidariedade, ao bem-estar físico próprio e do outro.

1. O objetivo da verdadeira prosperidade

"No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele" - Eclesiastes 7.14.

2. A prosperidade visa atender as necessidade do reino de Deus:

Deus atende orações de seus filhos.

 "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?   Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas" - Mateus 7.7-12.

A prosperidade financeira existe para ser compartilhada.

"Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta" - Tiago 2.15-17.

Quem está de acordo com a vontade divina tem a capacidade de sentir alegria até nos momentos de enormes adversidades.

E.A.G.

Nenhum comentário: