Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Profetas - reflexão em Efésios 4.9-13


Havia na Igreja Primitiva o ministério de profetas. Para falar sobre profetas, é preciso entender o que significam as palavras "profeta" e "ministério". O quê? Profeta: portavoz e ministério, trabalho.

A principal função do profeta na Igreja Primitiva não era trazer revelações sobre o futuro, eles proclamavam a justiça de Deus e exortavam o povo à santidade pelo Espírito Santo, e assim edificavam o povo espiritualmente.

Entretanto, Lucas conta-nos:

"Nesses dias, uns profetas desceram de Jerusalém a Antioquia. Um deles, chamado Ágabo, ergueu-se e, sob a inspiração do Espírito, predisse que haveria uma grande fome por toda a terra. Foi a que sobreveio no reinado de Cláudio” - Atos 11.27-28.

"E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios" - Atos 21.10-11.

O dom ministerial de profecia era dado àquele que recebia o chamado para ser profeta da parte do Senhor. Os crentes do passado, cheios do Espírito Santo, segundo a vontade do Espírito, profetizavam.

A função de profeta cessou? Alguns dizem que sim, alegam que no passado Deus comunicava-se com seu povo numa época em que o canon bíblico ainda não estava completo, e que hoje não é mais preciso haver alguém como Ágabo, prevendo períodos de fome, pois isto está previsto no Novo Testamento. Para  afirmar  isso é necessário apresentar referências comprobatórias do Novo Testamento.

Não nos esqueçamos que "escatologia" significa doutrina das últimas coisas. No Novo Testamento temos 2 Tessalonicenses, que é uma carta com conteúdo escatológico. E temos Apocalipse, outro livro escatológico. Tenhamos avivados no memória que os escritos dos apóstolos eram lidos nas igrejas do primeiro século. Portanto, não podemos desprezar a função profética com vista ao futuro (1 Tessalonicenses 5.20).

Sem bases hermenêuticas e exegéticas, há quem cogite que o ministério profético da congregação de Corinto ocorreu em caráter momentâneo. Dizem que não existe mais necessidade de profetas, pois tudo o que o Senhor quer comunicar-nos, fala através das Suas Escrituras.

"Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo" - Efésios 4.9-13.

Se as igrejas que rejeitam o ministério profético aceitam a existência do ministério pastoral, qual seria o critério para negar e desacreditar da existência de profetas atualmente? Não devemos limitar o Senhor, ambas funções estão em paralelo em Efésios 4.9-13. Existe muita gente trabalhando como portavoz de Deus nos dias atuais. Os pregadores, pastores, evangelistas de acordo com as Escrituras. trazem a mensagem divina para a geração atual.

Qual é a voz de Deus para nós hoje? Os pastores de hoje, ao pregarem o Evangelho, são verdadeiros portavozes da Palavra de Deus, quando usam as Escrituras Sagradas, que é a fonte de toda profecia inspirada. Os profetas contemporâneos são aqueles que reproduzem o canon bíblico com fidelidade. A voz do Senhor está contida nas Escrituras Sagradas, a voz de Deus é emitida para nós através das Escrituras Sagradas.

As únicas profecias atuais já estão consubstanciadas nas Escrituras Sagradas? Quando o pregador diz "hoje profetizo em tua via" ele está agindo como mentiroso? O Espírito Santo é o nosso Consolador. Através das Escrituras Sagradas fala a todos de maneira geral. No entanto, ao mesmo tempo, quando é necessário, sem contradizer e sem acrescentar nada à informação contida nas Escrituras, consola e conforta os crentes acerca da vontade de Deus. O Senhor se comunica com os fiéis individualmente, com o objetivo de criar a base de sustentação da esperança que nos motiva a cada dia. Deus quer direcionar os fiéis em todos os setores da vida e os que têm comunhão profunda estão sempre em harmonia com seus propósitos de edificação da Igreja. Quando nos frustramos ou desanimamos diante das dificuldades que se colocam diante de nós ou precisamos de uma direção, que está fora do nosso alcance, Ele nos dá o impulso necessário para seguir adiante.

Sobre as profecias individuais, a Bíblia diz: "Provai os espíritos, porque nem todos são de Deus". É preciso estar receptivo para algo da parte de Deus e sempre buscar confirmação nas Escrituras, pois é dela que vem a confirmação final (1 Coríntios 14.29; 1 Timóteo 1.18; 1 João 4.1).

Deus age em nossas vidas na mesma proporção da nossa fé, se cremos que Ele fala somente através da Palavra escrita, assim será. E se cremos que Ele se comunica por meio de profecias específicas em prol da nossa vida, assim será.

Os profetas do passado, em sua maioria, foram portavozes de Deus usando o cânon do Antigo Testamento. Ao abrir o Novo Testamento, encontramos muitas citações do NT, que era a Palavra revelada naquela época. Hoje é parecido. Os portavozes usam o AT e o NT. As profecias acontecem hoje. E se acontece hoje, qual nome daremos para essas pessoas, em função igual aos crentes do passado? Existem muitas pessoas trabalhando como portavozes de Deus hoje. É possível negar isso? Não. Então existem profetas na atualidade.

E.A.G.

Postagem realizada a partir de debate na comunidade Igrejas Pentecostais, tópico cujo título é O Novo Testamento dá margem para ter profetas? Conteúdo adaptado ao blog e parcialmente compilado.

Nenhum comentário: