Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Violência doméstica

A violência doméstica prejudica a todos.
A violência sempre é uma opção errada para resolver problemas.

Seja a violência do marido contra esposa, da esposa contra filhos, filhos contra pais, mulher contra homem. Agredir é sempre um recurso equivocado.

Toda modalidade de violência é um grande equívoco, inclusive a violência do tipo verbal, porque o xingamento quase sempre é o agente motivador de espancamento.

Causa e consequência

Pesquise e descubra: na maioria das vezes, pessoas agredidas com socos, pontapés, armas brancas ou armas de fogo, antes de apanhar abriram a boca proferindo palavrões contra o agressor ou agressora. A pessoa vítima da violência também é uma algoz, pois usou palavreado chulo, feio, desrespeitador.

Não digo que em todos os casos o motivo da violência entre casais é o palavreado das esposas, digo às vezes.

Quando vejo matérias na televisão cuja pauta é esposa agredida, fico me perguntando  o que aconteceu antes do primeiro tapa. Eu acho tremenda falta de sabedoria a esposa xingar o marido, porque ela está incentivando espancamento contra si. Nem todos os homens são fortes psicologicamente para ouvir ofensas e serem equilibrados a ponto de não partirem para a força bruta.
Este erro de convivência que eu menciono é muito comum... Infelizmente!

Vis a vis

Na minha jornada cristã, já tive algumas oportunidades de fazer aconselhamento de casais. Neste mês eu estive na residência de um casal cuja mulher havia sido espancada pelo marido e fiz um discurso para lá de pesado contra o agressor (por sinal dois adolescentes com um bebê!).
Depois de conversar sobre algumas coisas referentes à área particular do casal, levei o agressor para um canto à sós e perguntei a ele se ele amava sua esposa, e ele afirmou que sim, então lhe disse: "Você precisa valorizar a sua companheira, deve dizer a ela palavras que a façam entender o valor que dá a ela. Amar nunca é só dizer 'eu te amo'. Amar é tratar bem, é ser amigo sempre, é ter ações que ajudem e protejam."

A Bíblia Sagrada está repleta de sabedoria

É válido lembrar que tanto o machismo quanto o feminismo são péssimos para a vida dos casais. Deus não criou homens machistas e nem mulheres feministas. Deus criou homens machos e mulheres femininas, e os casais se comportando dentro dessas características, e ao mesmo tempo dando atenção aos conselhos bíblicos,  conquistam boa convivência dentro do lar.

"A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira." -  Provérbios 15:1 (NVI).

"Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas" - Colossenses 3.8-9 (NVI).

Driblando a violência doméstica em lares parcialmente evangélicos

Para evitar violência dentro do lar, motivada por perseguição religiosa, o apóstolo Pedro instrui as esposas, casadas com maridos não convertidos a Jesus Cristo,  que o Evangelho seja pregado sem uso de palavras, apenas com atitudes. A instrução também serve para maridos e aos relacionamentos de filhos com seus pais.

"Do mesmo modo, mulheres, (...), a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês."  -1ª Pedro 3:1-2 (NVI).


Sobre a Lei Maria da Penha

As autoridades são ministros de Deus. Ninguém despreze as autoridades, que todos façam uso delas com sabedoria.

"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá” – Romanos 13.1-3 (NVI).

É importante lembrar que a Lei Maria da Penha existe, que foi criada para proteger mulheres espancadas. Entretanto, é preciso reconhecer que esta Lei não é perfeita. Existem diversos casos em todo o Brasil de mulheres que recorreram à delegacia evocando essa Lei, entretanto, o espancador crápula continuou em liberdade, voltou e matou a esposa.

Ame e confie em Deus. Confiar é praticar as diretrizes da Palavra de Deus. Quem diz "eu confio em Deus" mas não pratica o que a Palavra manda se contradiz entre palavra e ações.

Recado às mulheres evangélicas espancadas:

É importante reconhecer que a Palavra de Deus não é um livro de retóricas, um conteúdo de palavras mortas. Pratique a Palavra de Deus, nunca a troque por filosofias humanas. A pessoa praticante da Palavra de Deus está ao lado de Deus e recebe a proteção dEle.

Leia a Bíblia, pratique-a sempre, e confie no que está escrito nela: Salmo 119-110; Hebreus 4.12; Jeremias 23.29; Isaías 55.11; Jeremias 39.11; Filipenses 4.7.

A Palavra de Deus ilumina a mente, é viva e eficaz e penetra até a divisão da alma e do espírito, é mais poderosa que a marreta que quebra as mais duras rochas; nunca volta vazia para Deus, cumpre os objetivos do Senhor em nossas vidas. E os pensamentos de Deus para nós são de bem e de paz.

Utilize sua fé em Cristo, a fé em Cristo não é lixo inodoro, Deus está de olhos abertos e está bem próximo de todos os aflitos que o buscam com confiança.

Sangue? Mulheres cristãs espancadas?

Eu tenho, aproximadamente, 28 anos como crente evangélico, sou paulista e paulistano, moro na Capital do Estado, e até hoje ainda não vi casos de esposas evangélicas terrivelmente espancadas como a foto publicada  neste artigo. Graças a Deus!

Mas, segundo me contam, não digo ser verdade ou mentira, existem casos assim nas famílias evangélicas lá no nordeste, em Pernambuco. São homens que passam a frequentar igrejas mas que não se converteram a Jesus Cristo. 


O marido deve tratar a esposa com o mesmo amor que Jesus Cristo trata a Igreja (Efésios 5.25; Colossenses 3.19).

E os filhos?

Nas crises, as dores dos filhos nunca devem ser esquecidas. As crianças são as pessoas que mais sofrem quando existe desentendimentos dos pais!

Trato pastoral em tempos de crises

A esposa espancada, sendo cristã, deve procurar seu pastor em situações de crises sérias. O pastor está do lado da paz no lar. Quando o pastor fica ciente da falta de paz, ele ora em busca de uma solução. E quase sempre, se a esposa espancada preferir, conversará com a esposa do pastor e não com ele. E querendo, marido e esposa conversarão juntos no gabinete pastoral.

Procurar ajuda de pastor não significa que o espancador não deve ser levado à polícia e nem que deve. Cada caso é um caso, e deve ser analisado dentro da sua especificidade.

Conclusão

Não dou razão para quem espanca e nem para quem xinga.


Como cristão, sou uma pessoa imparcial ao usar conteúdo bíblico. Dirijo a Palavra de Deus como ela é, seja para uso em caso pessoal ou em caso de terceiros, pessoas próximas ou distantes. As Escrituras são dirigidas a todos, aos de perto e aos de longe. E sempre com objetivo de edificação espiritual. Na hipótese de uma crise como essa entre casal que eu conheço, trataria o caso como eu escrevi. Diria as mesmas coisas, pois a Palavra de Deus é útil tanto para pessoas que estão em meu círculo pessoal quanto para aquelas que não estão.

E.A.G.

Nenhum comentário: