Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Ciclo do Carbono e a Bíblia


O Ciclo do Carbono, ou Ciclo Biosférico, se consiste no processo pelo qual o carbono se movimenta na Natureza. Pela terra, água de rios, lagos e oceanos, por intermédios de organismos vivos. Ao longo do qual o carbono em combinação orgânica é transmitido de um ser vivo para outro através das cadeias alimentares, sendo posteriormente devolvido para a atmosfera sob a forma de anidro carbônico, que as plantas verdes incorporam como fotossíntese. 

É óbvio que não encontraremos palavras relativamente novas como “oxigênio”, “carbono”, “ecologia” e “fotossíntese” nas páginas das Escrituras Sagradas.

Três observações sobre isso:

1ª - Subentendidamente vemos que o Ciclo do Carbono pode ser analisado através de algumas passagens bíblicas. 


Não é estranho dizer isso, pois a flora, a fauna, os ecossistemas, as estações do ano, a água, o ar e toda a harmonia dos mecanismos que o planeta Terra possui para manter a vida são obras incomparáveis do poder criador de Deus.

 “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis” – Romanos 1.20.

2ª - O ser humano está no topo da cadeia alimentar:

Gênesis 9.1-3: “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos multiplicai-vos e enchei a terra. Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora”

3ª - O cuidado com a ecologia é antigo.


Está registrado no Pentateuco o bem que o verde traz aos seres humanos via ciclo do carbono em duas modalidades, isto é, na forma de alimentação e da fotossíntese. Está anotada na passagem bíblica a necessidade de não derrubar as árvores irresponsavelmente.


Deuteronômio 20.19: “Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco”.


Enfim, vemos que a Natureza é uma mensagem direta do Criador às criaturas, e este mensagem os torna indesculpáveis perante Ele. Deus coloca o ser humano como o topo da cadeia alimentar, e nessa cadeia o Ciclo do Carbono é processado. Encontramos na Bíblia a menção do cuidado com a preservação das florestas, por onde as árvores concede oxigênio ao ser humano e libera o gás carbônico à atmosfera. 

E.A.G.

Nenhum comentário: