Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sobre o amor a Deus e ao próximo

Amar o próximo é um mandamento de Cristo - Mateus 22.39.

Entendemos que só o amor edifica. Então, é pertinente perguntar: o que Deus espera de seus filhos na questão do relacionamento interpessoal?

O apóstolo João escreveu algo impressionante, muito profundo. É o seguinte: Aquele que que não ama seu irmão ainda não conheceu a Deus, não é nascido de Deus. Conferir:

1ª João 2.4, 9, 11, 15, 17, 23, 29;

1ª João 3.6, 10, 14 ;

1ª João 4.6,7, 8, 20, 21;

1ª João 5.1, 10, 18.

É importante levar em conta que o inverso do amor nem sempre é o ódio. A indiferença também é falta de amor. Jesus Cristo cobra vida em amor de todos os cristãos. Aos enfermos, aos necessitados. Todos os carentes devem ser alvos de socorro daqueles que se dizem cristãos.

Além do dever de evitar que outros caiam, por meio de escândalos, é preciso levantar os caídos.

"Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" Mateus 18.7.

Paulo escreveu: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." Romanos 13.8. A questão levantada pelo apóstolo é: Tudo passa pelo crivo do amor a Deus e ao próximo. No capítulo 14 dessa mesma carta encontramos a síntese do tema, a explicação sobre como viver em amor.

Pode parecer que o cristão não deve nenhuma satisfação de sua vida aos outros, mas segundo a Palavra de Deus só parece, porque nem tudo que é lícito também é conveniente, pois algumas atitudes causam danos ao próximo, representa indiferença, falta de amor. Salva as proporções devidas de intimidade, pessoal que temos direito, é preciso tomar cuidado para não causar escândalos, tropeços aos irmãos em Cristo.

Precisamos se sal e luz, fazer a diferença neste mundo. Mas, infelizmente é justamente o mal da falta de amor aos semelhantes que mais ronda e invade a Igreja do Senhor.

Que o Deus nos dê sabedoria para viver conforme sua Palavra, que o amor não esfrie em nossos corações.

E.A.G.

2 comentários:

Patricia Galis disse...

Infelizmente vc está correto falta amor demais entre os cristãos e isso muito me assusta. Estamos esquecendo de olhar o proximo com os olhos de Cristo.

Unknown disse...

"Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu: #followback"