Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dicas ao blogueiro cristão

Sendo você alguém iniciante neste formato de comunicação, ou alguém que já está atuante há algum tempo, talvez sinta-se atrapalhado ao colocar-se a escrever em seu blog. Talvez veja-se assaltado pelo sentimento de insegurança, ou quem sabe pressionado e afastado do blog pela falta de tempo.

Saiba, a Equipe UBE Blogs se dispõe a contribuir com você. A nossa tarefa é dar as mãos para cada blogueiro evangélico que esteja se sentindo necessitado de ajuda, e assim construir a Blogosfera Cristã, que se consolida no Brasil..

Existe bastante espaço a ser preenchido  com conteúdo cristão na Internet em língua portuguesa.

A sua visão

Hugg Hewitt, no primeiro capítulo do livro Blog – Entenda a Revolução que Vai Mudar seu Mundo, chama a atenção ao erro de alguns jornalistas. Qual? O fato do jornalista colocar o assunto principal da matéria no meio do texto. Escreve: “Não esconda o lead. Abra com a abertura. Muitos livros escondem o lead”. Lead é o assunto principal a ser comunicado.

Como blogueiro cristão, é necessário ter a consciência espiritualmente viva, nunca esquecer  que a comunicação via blog é um meio de divulgar o cristianismo. Manter isso em mente, faz com que você esteja sempre em atividade proveitosa, sinta o compromisso com Deus de blogar.

Se o blogueiro esquece a Grande Comissão (Marcos 16.15-16), corre o risco de mudar a finalidade de seu blog, rebaixá-lo ao nível de uma peça de promoção pessoal a servir de vaidade, ou aos modismos do momento. Quem segue por este caminho tende a parar de blogar em pouco tempo. Se cansa, desiste ao  deparar-se com as primeiras dificuldades.

O seu talento

Não é necessário ter erudição para escrever, basta ter capacidade para transmitir um comunicado. Pode ser postagens no estilo de redação, de poesia, de um diário, mensagens inspiradas em textos bíblicos, informes de eventos em estilo de jornal e revista. 

Os especialistas em comunicação digital ensinam: para se comunicar bem deve-se usar a línguagem informal, você deve escrever como se estivesse a conversar em uma roda de pessoas amigas. Então, imagine-se conversando com gente que conhece e gosta.

Por meio de seu blog, você possui a condição de estabelecer ótima relação com os internautas. Ainda que não os conheça, considere que eles estão lá. E escolha bem as palavras, escolha bem os temas. Ponha mãos à obra.

A sua missão

Seu objetivo principal  é louvar ao Senhor, engrandecer o nome dEle.

Procure aprimoramento. Use bons manuais de redação, eles disponibilizam técnicas importantes para quem deseja melhorar o estilo da escrita. É possível encontrá-los em livrarias e até mesmo na Internet.

O bebê não nasce andando, falando e escrevendo. Ninguém nasce sabendo tudo. O tempo é seu professor, a prática leva à perfeição. Tenha certeza, a Palavra de Deus é poderosa, o que você transmitir usando-a surtirá efeito positivo no tempo certo na vida de muitos internautas.

O seu cuidado

O mundo jaz no malígno. A cultura do mundo incentiva o ser humano a ser individualista, nascisista. Quando o cristão não busca manter a mente renovada, é atraído e sai do seu objetivo de vida.

Embora alguns entendam diferente, a verdade é que a esfera virtual também faz parte da vida real. O modo que agimos e a qualçidade do que produzimos são reflexos do que somos. Diz-se que o que fazemos em pessoa são as bases do que publicamos na Internet.

É preciso comunicar a fé, para evitar que a formação de opinião do cidadão não mais seja apenas de origem em mentes de agnósticos, ateus, pessoas buscando interesses próprios, sem nenhum afeto natural.

Se a pessoa cristã não produz conteúdo edificante, os pedófilos, os produtores de material pornográfico, gente anticristã continuarão na ativa, com muita disposição continuarão a colocar seu material nocivo, destruidores de lares, manipuladores da ingenuidade de crianças..

Se a pessoa cristã não tem disposição para usar o blog com conteúdo evangélico, se não sente necessidade de expressar opinião perante essa sociedade, os internautas continuarão como alvos daqueles que não têm Jesus Cristo.

Ore. Busque consagração com Deus. Essas experiências são necessárias para que você ganhe substâncias que gerarão frutos que permanecerão para a vida eterna.

O seu motivo para  blogar

Até então, como formadores de opinião, a nossa sociedade possuía apenas pessoas não cristãs. jornalistas, artistas, repórteres e políticos preconceituosos. Faziam questão de massificar a imagem de que “os crentes” são bobinhos, manipuláveis por pastores sem caráter.

Na era dos blogs, a situação mudou. Eu e você temos condição de fazer a diferença. Temos acesso à ferramenta de mídia digital. Por ela lançamos informação na Internet. Temos opinião e poder para formar opinião também.

O seu futuro

Não busque popularidade, nem todos atingirão patamares populares. Porém, saiba que ela poderá acontecer em sua vida de blogueiro cristão como consequência natural de um trabalho levado à sério, com disciplina, com a publicação de postagens diárias. Então, quando esta hora chegar transfira glórias ao Senhor.

E.A.G.

Nenhum comentário: