Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Igrejas fashion week

Escrevo este tópico fazendo uso do termo fashion week. Devo dar o crédito a quem de direito. Foi usado pela blogueira Bete Freiri. 

Paulo escreveu: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" - Romanos 12.1.

Sacrifício vivo! O que é isso? Na Dispensação da Lei, o cordeiro era sacrificado, na Dispensação da Graça o cristão deve fazer morrer a velha natureza. É a luta da carne com o espírito, fazer a vontade de Deus prevalecer sobre a nossa. É o ato de negar-se a si mesmo.Isso é culto a Deus, e deve ser em todo tempo, não apenas na reunião no templo.

Nos templos temos apenas a reunião de culto a Deus. Mas a vida do cristão precisa ser culto permanente, ininterrupto. O começo deste culto ocorre quando o ser humano se converte a Jesus Cristo, e deve continuar dia após dia. O cristão precisa viver em reverência ao Senhor em sua vida. Dentro do templo, no trabalho, na escola, em casa, nas ruas, entre as multidões e a sós.

Muitas pessoas se convertem, mas por anos e anos dentro de ambientes religiosos não chegam a saber o significado da palavra culto.

Bem, o apóstolo Paulo se refere ao momento que nos reunimos na igreja. Faz referência à ordem e a decência. Coisas que tornam o culto dinâmico, participativo, coletivo e individual ao mesmo tempo. Cumprir essas formalidades geram adoração a Deus em espírito e em verdade. Mas, nem sempre é assim em algumas igrejas. Parece haver uma passarela. Senta-se; levanta-se; entra e sai do templo durante o transcorrer da reunião. Acho muito triste...

Por que isso ocorre? Acontece por falta de bom exemplo e de ensinamento.

Algum tempo atrás, no programa de televisão Movimento Pentecostal, foi transmitido um episódio em que o nobre Pr. José Wellington Bezerra da Costa pregava, atrás dele, sentada numa fileira de cadeiras, a esposa era apresentada conversando sem nenhuma cerimônia com alguém ao seu lado. O povo mais simples é imaturo e segue o que vê... Não me lembro da pregação, só tenho em mente a falta de reverência a Deus da senhora Wanda Freire... Mas não é apenas essa mulher quem faz isso. Pelos púlpitos de igreja protestantes existe o costume de conversar durante os cultos.

"Guarda o teu pé, quando entrares na casa de  Deus" - Eclesiastes 5.1 a.

A irreverência nas igrejas é motivada pela falta de diversos fatores, mas citarei apenas sete:

• autoridade pastoral;

• oratória atraente e temas novos na pregação;

• exemplo da liderança e de seus familiares;

• senso do ridículo;

• conhecimento de si mesmo;

• reverência a Deus;

• conhecimento de Deus.

O que dizer sobre dirigentes de culto que exigem atenção dos membros apenas na hora da pregação? Eles parecem ter esquecido o significado do termo culto.

Nenhuma igreja é perfeita! Mas, o que é mais assustador é quem àqueles que não prestam reverência nas reuniões de culto, prestarão bem menos longe dos templos.

E.A.G.

Nenhum comentário: