Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 8 de janeiro de 2011

Como ler a Bíblia Sagrada corretamente?

A Sociedade Bíblica do Brasil é recordista em publicações da Bíblia
Ler a Bíblia Sagrada é bom, mas praticar o conteúdo que leu é o ideal.


Hoje pela manhã, ouvi uma pessoa se vangloriar, ela disse que lê a Bíblia inteira todos os anos. Aí eu pensei: o importante não é apenas ler, é praticar o que leu. E este irmão não é um exemplo de bom cristão, faz muitas coisas que vão contra o que está escrito nas Escrituras Sagradas.


No Salmo 1, está escrito que só é bem-aventurado a pessoa que medita (repito: medita) na Palavra. Meditar é mais do que ler, é estudar o que leu até entender o conteúdo completamente. Ler sistematicamente, procurando o contexto do texto.


Romanos 12 nos fala sobre a necessidade da prática do culto racional. Isto é, usando o raciocínio e a devoção ao mesmo tempo, o entendimento lógico junto com a fé, porque apenas quando entendemos a razão de cultuar a Deus é que O agradamos. Então, é necessário que todo leitor da Bíblia saiba o que lê, e faça sua leitura com oração, adoração. com devoção. É preciso ler  a Bíblia devocionalmente além de sistematicamente.


Em Tiago, 1.22-25, está escrito que para ser bem-aventurado em nossas tarefas, é preciso ser praticante da Palavra de Deus. Quem ler e esquecer o conteúdo bíblico não  será abençoado pelo Senhor.


E, "esquecer" não significa apenas a questão da falta de memória, também é a questão de valorizar o que foi lido, meditado e compreendido. É viver no temor do Senhor, revenciar a Deus com espontâneidade.

E.A.G.

Artigo liberado para cópias, desde que haja citação do nome do autor e do link (HTML) do blog Belverede

Nenhum comentário: