Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A MISSÃO PROFÉTICA NO NOVO TESTAMENTO - A BASE ANALÍTICA QUE DEFINE O FALSO PROFETA E O PROFETA VERDADEIRO

O ministério profético foi bastante atuante no Antigo Testamento. Todos os cristãos concordam que havia unção divina sobre tal ofício neste passado mais remoto. Mas, a crença sobre a existência do ministério profético não tem sido unânime para a contemporâneidade da Igreja. Nem todos crêem na operação dos dons do Espírito para os dias de hoje.

Os cessacionistas, baseando-se em Efésios 2.20 e 1ª Corintios 13.8-13 acreditam que os dons cessaram após a morte dos apóstolos. Mas essas passagens bíblicas não afirmam que a vigência do uso de dons cessaram.

Logicamente, os pentecostais acreditam que o ministério profético do Antigo Testamento é diferente em várias maneiras quanto à ministração profética no Novo Testamento e nos tempos atuais.

A Igreja do Senhor precisa de profetas. Através do Espírito Santo o Senhor concede ministérios proféticos. As revelações proféticas são para nos ajudar a lutar com discernimento, são para entender os propósitos de Deus, encontrar coragem e força, confirmação e orientação, em momentos que o coração está confuso e desanimado.

Compreende-se que alguns profetas do AT tiveram autoridade para escrever as Escrituras. E enquanto escreveram, eles tiveram unção que os tornaram inerrantes, pois registraram a Palavra de Deus. Nos dias de hoje, os profetam não têm autoridade para extrair, adicionar ou modificar nada nas Escrituras Sagradas.
Ao contrário disso, os profetas da atualidade são testados, na Era Cristã eles são analisados pelo conteúdo bíblico. Se agem contra a instrução da Bíblia Sagrada, devem ser refutados por todos. É preciso observar se o ministério deles possui coerência com a Palavra de Deus, se eles conduzem almas para Deus ou se através do que fazem estão destruindo vidas. Os dons do Espírito são para edificar e não destruir.

Em Atos, capítulo 11, encontramos a narrativa sobre um homem chamado Ágabo identificado chama de profeta.. Lucas escreveu que ele chegou a Antioquia acompnahdo de um grupo de outros profetas, profetizou corretamente que haveria uma grande fome, o que de fato aconteceu. Em outro mmento, em Atos 21, Ágabo profetizou amarrando as mãos de Paulo e os pés com o cinto dizendo que da mesma forma, Paulo seria preso pelos judeus e entregue aos gentios.

E.A.G.
__________

Artigo liberado para cópias, desde que sejam citados o link (HTML) do blog Belverede e o nome do autor do texto.

O presente artigo é publicado com o objetivo de servir de subsídio à revista Lição bíblica - O Ministério Profético na Bíblia; lição 13 – A missão profética na igreja; comentários do Pr. Esequias Soares (CPAD). 

Nenhum comentário: