Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 22 de junho de 2010

DUNGA - O TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL QUE A REDE GLOBO NÃO QUER ENGOLIR (PARTE 2)

Não emito posicionamente. A briga é deles. Sou imparcial.

O que faço é apenas mostrar o risco que a Rede Globo está correndo ao criticar uma pessoa que possui um currículo de vencedor, e que poderá retornar ao Brasil como novo campeão mundial.

Não é novidade, a Rede Globo sempre pressiona para ter furos de reportagens, não se contenta em ser tratada igual a sua concorrência. Fátima Bernardes teria recebido um "não" para uma solicitação de entrevista exclusiva ao Jornal Nacional e esta seria a principal razão da hostilidade da Rede Globo contra Dunga. As críticas duras da emissora são motivadas pelo ego ferido, e mesquinhos interesses próprios (mercadológicos).

Já houve entre os técnicos da Seleção Brasileira de Futebol, em copas passadas, a mesma pressão. Porém, os outros técnicos se curvaram. Dunga não se curva, mantém o mesmo tratamento para todos os profissionais da mídia.

Para o jornalista, buscar exclusividade não é um erro, é uma virtude. A Rede Globo erra quando faz birra e joga no ar matérias tolas contra o técnico, sem nenhum profissionalismo. Equivoca-se ao tomar atitudes sem nenhuma compatibilidade com o ofício da Imprensa, pois se assemelha a um bebezão mimado e com sua fralda suja. Emite matérias críticas revidando por não conseguir privilégios, é só um choro chato do bebezão fétido. As críticas que assistimos na tela da Globo contra Dunga não é jornalismo sério. Não é compatível com a atuação do bom jornalista. É o antijornalismo, são produções mascaradas, supostamente sobre futebol, mas que na verdade são a defesa de interesses próprios. Os patrocinadores deveriam reclamar!

A Globo tem este cacoete. Emite editoriais como se fossem matérias de praxe. É uma grande mancha em seu histórico. Fez isso contra muita gente: Lula, na eleição contra Collor; Tim Maia; Leonel Brizola; Edir Macedo. Neste momento, Dunga é "a bola da vez".

A reação de Dunga contra esta birra global é a questão atípica na Copa Mundial de Futebol 2010. Ele aproveita-se dos microfones, durante as coletivas de imprensa, quando quase todo o mundo está vendo-o e ouvindo-o, e reage a seu modo.

Não defendo o palavreado chulo do Dunga, apenas relato o confronto dele com a emissora dos Marinho. Acho tudo isso muito interessante.

Na minha opinião, a Rede Globo, levando essa situação para o lado pessoal, vai “quebrar a cara”, pois é ela quem mais tem a perder. Entramos na era da TV digital, quando o som e a imagem de transmissão possuem exatamente a mesma qualidade para todas as televisões. Então, o telespectador das transmissões abertas passarão a ser mais exigentes quanto ao desempenho do elemento humano por trás das câmeras. O chuvisco e o chiado saem de cena e todas as emissoras estarão em pé de igualdade quanto às programações. No passado, a Globo tinha a seu favor as antenas que lhe davam maior e melhor visibilidade. Agora isso acabou. Acredito que a Rede Globo será desprezada ainda mais pelos brasileiros, caso Dunga traga o caneco

E.A.G.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, concordo contigo. Tanto está se falando no palavreado chulo do Dunga. Em contrapartida, esquecem o comportamento infantil da Globo. São uns bebês chorões, sim. Sempre querem ser melhores que as outras emissoras.
O Dunga não é sinônimo de rapaz educado, nunca foi, é uma pessoa de personalidade forte, tentando fazer um bom trabalho, só isso. Não sabe lidar com a imprensa de maneira imparcial, mas eles não tem aliviado em nada. Imprensa é imprensa e todo mundo sabe que eles são um pé no saco.
Abraços, muito boa a sua análise.

JT disse...

É verdade, Eliseu. A Globo tem realmente esse comportamento e a coisa tende a isso aí que você expôs no último parágrafo.

Agora, acho que a mídia em geral (outras emissoras, revistas, jornais, websites) também êem esse comportamento da Globo: sede por exclusividade, notoriedade, furos de reportagem etc.. Também acho em mídia em geral uma coisa que carece de regulagem, pois eles querem produzir e vender informação aos montes sem se questionar se ela é útil e necessária. Falar, porém, de 'regulagem' a quem trabalha em veículos de informação é quase como querer obrigar um ateu a ter fé em algo. Alguém aí também acha isso?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Luciana

Na copa passada, o Dunga trabalhou como comentarista de uma emissora de TV. Não lembro se era a ESPN Brasil ou a Band Sport. Ele viu como a Globo era bem tratada pela CBF e como as outras eram desprezadas. Acho que foi aí que ele começou a indignar-se.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

JT Ollemhebb

Pois é, os tempos mudaram. E a Globo está se comportando como se a vida continasse a mesma do século 20. O panorama dos tempos da Ditadura quando os generais eram os melhores amigos de Roberto Marinho.

Eu não considero que a sede por exclusividade, notoriedade, furos de reportagens, seja um desejo ruim. Acho que é uma meta natural para todos os profissionais em todas as profissões. Estar no topo é salutar, mas quando se alcança a posição de maneira ética.

A Globo poderá continuar tendo tudo isso, porém, será mais bonito se ela conquistar isso pelos mesmos meios que as concorrentes. Deve ser por méritos próprios, sem acordos duvidosos.

Abraço.