Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cuidado com as ciladas espirituais

1 - Uma das ciladas e quem é que a lança

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”
Efésios 6.10-12.

Uma das ciladas faz com que que o crente se confunda. Na confusão mental, o crente esquece-se que precisa buscar fortalecimento em Deus e que há força no poder do Senhor. As ciladas são lançadas pelo nosso único inimigo.
O crente em Cristo, quando está confundido, passa a lutar contra quem não é o seu inimigo. A inimizade real que o crente tem não é contra outro crente em Jesus. Segundo a Palavra de Deus, o crente não tem que lutar contra a carne e o sangue (os seus semelhantes). A batalha do crente é espiritual.

2 - Quem é o inimigo? 

Jesus Cristo e Estevão sabiam que o real inimigo não era de sangue e carne. Eles lutaram apenas contra o verdadeiro inimigo até o último fôlego de vida, durante suas existências nesta terra. Jesus ao ser crucificado e Estevão apedrejado, demonstraram que não haviam caído na cilada do diabo, provaram que tinham olhos espirituais e que suas mentes não estavam confundidas. Em favor de seus algozes, que se comportavam como inimigos, oraram: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem; não lhes imputes este pecado” (Lucas 23.34; Atos 7.60).

3 - O nosso real inimigo

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”
- 1 Pedro 5.8.

A sobriedade de Jesus e de Estevão deve ser nossa também. Devemos sempre considerar que as pessoas que se comportam com raiva e ódio contra nós não sabem o que estão fazendo. Realmente, elas caíram na cilada do diabo. É uma cilada de engano mental, uma cilada que confunde o crente em Jesus fazendo-o parar de lutar contra o verdadeiro inimigo, que é espiritual, e passando a lutar contra os próprios irmãos e semelhantes de sangue e carne.

Algumas pessoas estão tão confundidas que acreditam que o diabo não existe!

4 - O comportamento do crente sóbrio 

A prática do crente que não está confundido é demonstrar que é diferente, naturalmente ele dá provas no seu dia a dia que não confunde-se quanto ao seu real inimigo.

Qual é a diferença que o crente em Cristo precisa ter? Jesus Cristo descreveu esta diferença de uma maneira muito clara.

“Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus” - Lucas 6.27-35.

Essas palavras de Jesus são seríssimas! Nem todos são filhos de Deus, apenas as pessoas sóbrias, aquelas que não se deixaram prender pela cilada da confusão mental que o adversário lança contra o crente em Cristo.

5 - Use sua mente: analise o que é supérfluo e o que é importante

Nos momentos de choque de opiniões com os semelhantes, o crente em Cristo precisa decidir entre o comportamento de quem está no laço do diabo ou não.
“O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” - João 3.6-8.
Apenas quem caminha no Espírito é filho do Altíssimo e sua mente não está confundida quanto ao real inimigo. O crente que renasce no Espírito, evita praticar as atividades da carne, isto é, evita responder às vontades do ser humano que ainda não nasceu de novo.
Quais são essas vontades: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas” (Gálatas 5.19-21).
Graças a Deus é possível renovar o nosso entendimento e andar no Espírito. Para isto, basta fazer como Davi: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” - Salmo 119-11.

6 - O processo da renovação da mente é o mesmo processo do novo nascimento

Romanos 12.1-2 é um texto muito conhecido entre os cristãos. Refere-se sobre a necessidade do crente ter sua mente em constante renovação, cuidar para não ter a mente envelhecida!

O crente renovado é o crente que não se conforma (não se molda aos costumes e formas) daqueles que estão neste mundo. Ou seja, segue as orientações de Cristo quanto a não agir como as pessoas que estão neste mundo. Ele é sempre misericordioso.

Davi, após seus pecados, orou pedindo a Deus um espírito renovado e inabalável (Salmo 51.10).

O crente renascido é o crente que não se deixa envelhecer. Quem escolhe ser fiel a Deus sempre é novo espiritualmente e permanece livre das ciladas do diabo, pois sabe quem realmente é o seu inimigo e quem é o seu Senhor. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" - João 8.36.


Quem está em Cristo é nova criatura, os costumes velhos são coisas do passado (Salmo 103.5; 2 Coríntios 5.17; Colossenses 3.10). Ele tem a Palavra de Deus no coração, e como as misericórdias de Deus, que se renovam a cada manhã, com ele ocorre o mesmo processo, é sempre misericordioso com quem age de maneira ruim contra si, pois sabe que o seu semelhante, que o trata como adversário, está confuso, então sempre o perdoa e roga em favor dele ao Senhor (Lamentações 3.22; Tiago 2.13).
É a Palavra de Deus no coração do crente em Cristo que o mantém sóbrio, sempre rejuvenescido (2 Coríntios 4.16; Colossenses 3.16).

E.A.G.

Nenhum comentário: