Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O PROFETA JEREMIAS CONTRA A PROFECIA FALSA - DEUS AMA A TODOS DE MANEIRA INDESCRITÍVEL

Ananias: forma grega de Hananias, significa “Jeová é amoroso, ou Jeová tem sido clemente, ou Jeová tratou graciosamente”.

Além do falso profeta, que enfrentou Jeremias e encontrou a condenação da morte por causa disso (28.5-12,16,17), temos outros personagens bíblicos chamados Ananias, cujas condutas foram diferentes, apesar do significado de seus nomes serem iguais.

Com isso, a minha reflexão é a seguinte. Deus ama a humanidade e é sempre misericordioso com ela, mas os seres humanos nem sempre correspondem neste amor, podemos comprovar isso por suas condutas.

1 – Ananias: O levita que ajudou a Esdras, lendo a Lei para o povo (Neemias 8.4);

2 – Ananias: avô de Azarias (Neemias 3.23);

3 – Ananias: uma cidade de Benjamim (Neemias 11.32);

4 – Ananias: discípulo em Jerusalém. Em acordo com sua esposa Safira reteu parte do dinheiro da sua propriedade, contribuindo com o restante como se ele fosse toda a quantia da negociação. Ao ofertar mentindo, o casal pecou contra o Espírito Santo e caiu morto aos pés de Pedro quando a desonestidade foi exposta (Atos 5.1-10);

5 – Ananias: discípulo em Damasco. Tinha o bom testemunho de todos e era piedoso. Foi enviado por Deus para que Saulo, o futuro apóstolo Paulo, para que ele recuperasse a vista e ficasse cheio do Espírito. O primeiro amigo de Paulo após a conversão, foi quem Jesus escolheu para transmitir-lhe a comissão apostólica (Atos 22.12; 9.10.19).

6- Ananias: filho de Nedebeus. Era um sumo sacerdote e presidente do Sinédrio em 47 a 59 A.D, quando Paulo foi julgado (Atos 23.2 e 24.1). Era saduceu, rico, ganancioso, orgulhoso, e sem escrúpulos. Foi assassinado pelos zelotes por causa de sua simpatia por Roma na revolta de 66 a.C., cumprindo-se a profecia de Paulo: “Deus há de ferir-te, parede branquada” (Atos 23.3).

E.A.G.
__________

Subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, cujas aulas usem a revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperanças em Tempo de Crise; comentarista Claudionor de Andrade (CPAD). Artigo dirigido à lição O - O poder da Verdadeira Profecia.

Este texto está liberado para uso, desde que citados nome do autor e o endereço (HTML) deste blog.

Nenhum comentário: