Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Chorando aos pés do Senhor - O choro de Jeremias e as lágrimas e consolo espiritual dos cristãos

"Bem-aventurado os que choram, porque eles serão consolados" - Mateus 5. 4.

Bem-aventurado

Bem-aventurado, em grego é “makarios”. Significa abençoado, decreve a condição interior do seguidor de Cristo. Ser bem-aventurado é mais do que sentir alegria comum, é ter no coração paz com Deus. É ser uma pessoa que goza felicidade, porém, uma emoção representada de uma maneira muito mais profunda do que a raiz da palavra “feliz”. É ter a condição de um bem-estar havendo aprovação divina, ser uma pessoa alegre e afortunada por pertencer ao reino de Deus.
“Bem-aventurado, makarios; Strong 3107; do radical mak, indicando grande ou longa duração. A palavra é um adjetivo que sugere alegre ou de longa duração, supremamente abençoado, uma circunstância em que as congratulações são normais. É uma palavra de graça que expressa as alegrias especiais e satisfações concedidas à pessoa que experimenta a salvação”.- definição do Dicionário Strong na Bíblia Plenitude.
O bem-aventurado não perde sua alegria, esperança e paz devido às circinstâncias exteriores, pois confia totalmente em Deus. Para possuir esta felicidade é necessário seguir a Jesus Cristo.

“Bem -aventurado os que choram porque eles serão consolados”

Em Isaías 61.1-2, lemos que Deus enviou Jesus Cristo para consolar os que choram.
No sermão das bem-aventuranças, o verbo chorar não tem apenas a conotação da consternação comum. Significa o profundo sentimento de sofrimento e tristeza da alma, que poderá refletir ou não na exteriorização das lágrimas. É a dor por causa do pecado e do mal. A aflição por motivo pessoal e também motivada por causa do sofrimento próximo ou causada pelo próximo.
O cristão convertido não tem prazer de pecar e lamenta muito ao cair em pecado, então, nestes momentos pesarosos, passa pelo processo de confissão e pedido de perdão. Ao ser perdoado, recebe o refrigério consolador de Jesus Cristo.O cristão convertido sente pesar por causa do próximo, sofre por causa do sofrimento do povo de Deus, chora com os que choram e se alegra com os que se alegram. O amor pelo próximo resulta no consolo de Deus (Apocalípse 7.17).

Nos dias atuais, existem muitos corações iguais ao do profeta Jeremias, que sofrem por causa da Humanidade sem Deus, cega e escravizada pelo pecado.


E.A.G.

Subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, lição 4, da revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperança em Tempos de Crise (CPAD).

O artigo está liberado para cópia, desde que citados nome do autor e o link (URL) deste blog.

Nenhum comentário: