Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 25 de março de 2010

Refutando a doutrina dos Testemunhas de Jeová: o inferno existe e é a consciência do castigo etermo




Os testemunhas-de-jeová e os adventistas negam que o inferno existe. Eles afirmam que Deus é amor, e que sendo o amor não exercerá a punição eterna.

Recentemente, participei de um debate no blog de uma pessoa amiga, lá estive e debati com uma pessoa que é testemunha-de-jeová. Penso que a minha resposta para ele possa servir para outras ocasiões e pessoas. Então, resolvi deixar registrado aqui. Esta é apenas uma das partes, outras virão, se Deus permitir. 

O tj disse-me: 
“A morte significa estado de inatividade, inconsciência - Ecles 9:5,6- Ecles 9:10. Note que esse último texto algumas traduções vertem a palavra sheol por inferno, logo o inferno (sheol) é um lugar de inatividade”.
Resposta:

Caro anônimo. Você e todo testemunha-de-jeová, fiéis leitores do conteúdo do periódico Sentinela, deveriam desprezar esta literatura e tudo o mais que a Sociedade Torre de Vigia publica, e depois passarem a ler a Bíblia Sagrada de maneira sistemática e devocional. A Pessoa do Espírito Santo (que é Deus e não o vento), lhe iluminará e fará com que entenda a verdade que realmente nos liberta do pecado e da condenação eterna. 

Nós sabemos que nas Bíblias traduzidas ao português, e outros idiomas, inferno está transliterado dos termos sheol, geena, hades e tartaros. 

Você, e todo testemunha-de-jeová, deveriam deixar de fixar-se apenas em palavras isoladas. Recomendo que dobrem seus joelhos e orem pedindo a Jeová para dar-lhes sabedoria divina. Ele atenderá em nome de Jesus! E depois disso, recomendo que se esforcem para analisar sempre o contexto das palavras que estão nas Escrituras. Ao fazerem isso, com facilidade perceberão que o inferno não é um estado de inconsciência, é a existência consciente de punição eterna.

Cinco passagens bíblicas para você e todos os testemunhas-de-jeová meditarem:

1 - “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” - Hebreus 9.27.

2 - “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno (em grego tartaro), os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo” - 2 Pedro 2.4. 

3 - “Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” - Mateus 22.13. 

4 - “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” - Mateus 25.41. 

5 - “...e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado” - Lucas 16. 22b, 23-25.

E.A.G.

 TESTEMUNHAS-DE-JEOVÁ: O INFERNO EXISTE E É A EXISTÊNCIA CONSCIENTE DO CASTIGO ETERNO

17 comentários:

Richard Weiler disse...

Interessante o seu comentário e partilho do mesmo entendimento, embora já tenha sido Testemunha de Jeová por mais de 10 anos. Caso se interesse, tenho uma série de artigos publicados em meu blog a respeito desse assunto. Um abraço! http://richardweiler.blogspot.com

Eliseu Antonio Gomes disse...

Richard

Que bom que você entendeu o objetivo do meu artigo. É uma refutação contra a doutrina e não contra os adeptos da religião tj.

Obrigado por suas palavras de incentivo.

Visitarei seu blog.

Abraço.

Unknown disse...

gostei desse blog, pois ai está escrita as verdades biblicas, que muitos precisam conhecer, pois conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Alexandre,

Obrigado por suas palavras de incentivo e afeto.

Deus continue abençoando você.

E.A.G.

Unknown disse...

Por favor me ajude a entender se possível algumas dúvidas ? Se uma pessoa passa 30 anos na vida mundana , sexo , drogas , ganância e tals , como punição essa pessoa passará a eternidade sendo queimada ? E o que acontece com fetos que morreram antes de nascer ? E as pessoas como índios e escravos que morreram sem conhecer Deus e por que essas pessoas chamam Deus, Jesus de Jeová ? Obrigado desde já e desculpe minha ignorância , abraços .

Daniel disse...

Esse é o debate? Uma declaração de cada? Sem contar que sua resposta foi carregada de ataques "ad-hominem" mascarados, dando a entender que não estudamos a bíblia, apenas a Sentinela, que não temos o espírito santo em nossas vidas etc....

Sem contar que não explicou o texto postado pelo TJ de Eclesiastes 9:5,10. Esperava mais mesmo...

Enfim, abraço!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Daniel.

O debate foi em maior extensão, o conteúdo apresentado neste blog está resumido.

Postei textos-chave sobre o tema "inferno", sobre a continuidade da existência após a morte. Recomendo que os leia e comente sobre eles. Não convém apenas dar a sua opinião, sem argumentar biblicamente.

Volte a escrever aqui mais vezes, amigo.

Abraço.

Daniel disse...

Eliseu Antônio,

Não é meu objetivo debater com você. Eu estou como espectador do debate e tenho o direito de emitir minha opinião se a argumentação que foi usada por ambos é boa ou não.

Você respondeu, na minha opinião, em partes o texto citado de Eclec 9:5,10. Só acho que poderia ter respondido apenas com os textos, sem mencionar A Sentinela ou qualquer outra coisa ligada a religião TJ, porque é chato. Participo de muitos debates e sei como é ruim isso pros dois lados.

Mas novamente, é minha opinião. Que bom que o debate foi maior. Espero que tenha sido de proveito à ambos. Abraço!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Daniel.

Meu objetivo ao manter este blog, que tem alcançado a América do Norte, países da África, Japão, etc, e já está prestes a completar nove anos em 12 de junho (se Deus assim permitir), não é apenas criar e incentivar debates por mero prazer de ver a discussão acontecer. Eu quero fazer as pessoas lerem e refletirem sobre o conteúdo da Bíblia Sagrada.

Neste espaço, sou o Editor do debate, e nesta função eu primo pelo bom nível. Divergir com respeito é o lema por aqui.

Citei o movimento Testemunhas de Jeová e a revista A Sentinela porque o primeiro produz e sustenta a heresia e a segunda propaga-a. Não podemos esconder esta realidade.

Ao dizer que respondi parcialmente sobre Eclesiastes 9.5 e 10, poderia mostrar em que ponto eu deixei de falar. Será com prazer que voltarei ao versículo bíblico.

Daniel disse...

Eliseu Antônio,

Que bom que seu objetivo ao "debater" seja mostrar a verdade da bíblia e dar honra ao Criador, não somente em mostrar que sabe mais.

Sobre falar sobre religiões e publicações das mesmas, eu evito fazer isso. Não precisamos denegrir a imagem ou publicação dos "oponentes", antes basta mostrar a cristalina e pura palavra de Deus. Assim a honra vai pra Deus e sua palavra. Basta somente glorificar Deus.

Um outro motivo porque evito citar as denominações ou suas publicações é pra evitar falácias, como por exemplo, dar a entender que certas pessoas não estudam a bíblia, somente as publicações de sua religião (isso seria um ad hominem indireto). e você deu a entender isso.

Também podemos incorrer em usar a falácia chamada "petição de princípio". Você sabe que é um erro partir da premissa que o outro esteja errado (ou certo), quando antes deveríamos provar que ele está errado (ou certo).

E você cometeu essa falácia. Embora você não tenha denegrido as TJs e nem a revista "A Sentinela", você disse: "Citei o movimento Testemunhas de Jeová e a revista A Sentinela porque o primeiro produz e sustenta a heresia e a segunda propaga-a. Não podemos esconder esta realidade."

A discussão está exatamente em se provar o que a bíblia ensina, no caso, a existência do inferno ou não. E como eu disse, o debate resumido publicado no seu site não prova quem está certo (talvez todo o seu debate longo tenha provado que vc está certo).

Portanto, vc não poderia alegar que o ensino ensinado pelas TJs é uma heresia sendo que não ficou provado em poucas linhas isso (nem o TJ poderia te chamar de herético sendo que não lhe refutou). Sua resposta gera uma réplica, que por sua vez, lhe daria direito de uma tréplica, e assim sucessivamente.

O problema é que isso gera muitas páginas de debate e sei que não caberia vc colocar tudo de uma vez. Talvez você pudesse se concentrar com ele somente na questão da análise de Eclesiastes 9:5,10 e provar que ele está errado na interpretação dada àquele texto. Em outras palavras, vc deveria mostrar que o texto citado por ele não apoia a não existência do inferno a partir da análise do mesmo.

O que você fez na verdade, foi mostrar textos que "apoiam" a existência do inferno, mas não refutou o texto citado por ele. Vc pediu um exemplo.

Não é meu objetivo aqui te ensinar a debater tá. Mas você poderia se concentrar em refutar expressões do texto, como:

1 - "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma...na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."


Você poderia responder pro TJ coisas como: O que o autor queria dizer com "os mortos não sabem coisa nenhuma"? O que o autor queria dizer que na sepultura não há obras? Como esse texto ensina a verdade do inferno? etc etc....

Não precisa responder pra mim. Isso iria gerar um novo debate. E como já disse, não é meu objetivo.



Eliseu Antonio Gomes disse...


Daniel.

Vamos em partes:

1. "Que bom que seu objetivo ao "debater" seja mostrar a verdade da bíblia e dar honra ao Criador, não somente em mostrar que sabe mais."

Pois é, toda honra ao nosso Deus, em tudo, e sempre.

2. "Sobre falar sobre religiões e publicações das mesmas, eu evito fazer isso. Não precisamos denegrir a imagem ou publicação dos "oponentes", antes basta mostrar a cristalina e pura palavra de Deus. Assim a honra vai pra Deus e sua palavra. Basta somente glorificar Deus."

Você deve ter reparado que eu expus textos bíblicos. São os argumentos, a pura e cristalina Palavra de Deus.

Sobre oposição, saiba que os TJs se opõem ao conteúdo bíblico, não atuam contra mim ou você, ou outras religiões. É guerra espiritual.

3. "Um outro motivo porque evito citar as denominações ou suas publicações é pra evitar falácias, como por exemplo, dar a entender que certas pessoas não estudam a bíblia, somente as publicações de sua religião (isso seria um ad hominem indireto). e você deu a entender isso."

Como escrevi em ocasião passada, respeito a todos em seu modo de pensar. Mas, o respeito não me impede de expressar o conteúdo bíblico, que não é a minha palavra, é a divulgação da Palavra de Deus.

O que vem a ser "falácia" para mim? Exatamente a definição dos dicionários. Muitos a falar ao mesmo tempo sem ouvir o outro. Não faço isso aqui e em nenhum outro lugar. Também significa mentir. Não minto, apenas exponho o que há na Bíblia, sem acrescentar minha opinião pessoal.

4. "Também podemos incorrer em usar a falácia chamada "petição de princípio". Você sabe que é um erro partir da premissa que o outro esteja errado (ou certo), quando antes deveríamos provar que ele está errado (ou certo)."

Amigo, petição de princípio é um jargão popular das estratégias de quem age como troll em ações da internet ou mesmo quando em roda de debates presenciais, usa sarcasmo. Não existe tal intenção aqui, não sou sarcástico e nem irônico com ninguém. Nunca há "tumulto" por aqui, não acontece isso intencionalmente, não ocorre sem intenção, embora, ao escrever a afirmação faça parecer que pense o contrário.

Além disso, a característica principal do termo é a insistência de um posicionamento, objetivando vencer um debate. Não tenho o propósito de debater, apenas expor o que a Bíblia diz, sem aumentar nada que há nela, sem escondê-la, sem alterar os seus significados.

Mesmo não havendo o desejo de debater, não fujo da troca de ideias. O embate acende um pouco mais os neurônios e traz à lume o melhor que há no raciocínio lógico.

[continua]

Eliseu Antonio Gomes disse...

[continuação]

5. "E você cometeu essa falácia."

Está perdoado em nome de Jesus por ter vindo aqui afirmar isso. Não replicarei outras afirmações dessa espécie e nem as publicarei.

6. "Embora você não tenha denegrido as TJs e nem a revista "A Sentinela", você disse: 'Citei o movimento Testemunhas de Jeová e a revista A Sentinela porque o primeiro produz e sustenta a heresia e a segunda propaga-a. Não podemos esconder esta realidade.' "

Sustento o que disse. É uma realidade claríssima para todos que conhecem as Escrituras Sagradas e conhecem o movimento TJ. Vamos aos argumentos em que estou amparado para afirmar o que afirmei:

a. Eu estudo a Bíblia nos idiomas originais das Escrituras, que são o Grego e Aramaico; estudo-a em nosso Português também; estudo a História das Religiões.

b. Pesquiso o movimento TJ, tenho comigo diversos documentos públicos e alguns até de uso interno (doados por amigo que frequentava o movimento e estava em posição de liderança lá dentro), inclusive, muitos TJs não possuem acesso a eles.

c. Já recebi em minha residência o pessoal que sai às ruas para divulgar a religião e eles inscreveram meu nome para recepcionar os professores em meu lar e aprofundar-me na doutrina deles. Recebi algumas vezes um casal para conversar comigo aos sábados, em horário vespertino, entre 15 e 16 horas. Eram dois jovens educados e bonitos.

Quando a senhora mudou de atitude, de debatedora passou a ouvinte, a se interessar pelo que eu argumentava ao expor-lhes o que a Bíblia diz sobre curas, e até se posicionar em favor das minhas argumentações, dizendo que começava a compreender mais sobre o assunto, seu marido resignou-se e ambos saíram de casa mais cedo que o habitual. O marido prometeu voltar no próximo final de semana, mas nunca retornaram. Aquela mulher sofria com um câncer, coitada, pensei ser verdade que voltariam, pensei em, juntamente com minha esposa, orar por ela para que ficasse saudável. Pobre mulher!

Eu e minha esposa conversamos com eles sempre pautados em referências bíblicas, levamos em conta também a própria Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, e periódicos da Torre de Vigia.

[continua]

Eliseu Antonio Gomes disse...

[continuação]

7. "A discussão está exatamente em se provar o que a bíblia ensina, no caso, a existência do inferno ou não. E como eu disse, o debate resumido publicado no seu site não prova quem está certo (talvez todo o seu debate longo tenha provado que vc está certo)."

Meu amigo, descrever a troca de ideias como discussão é a sua opinião. Eu respeito e divirjo dela, é claro. Explanamos o que entendemos, e sem discutir. Não tenho tal propósito.

Repito: faço exposição da Palavra de Deus exatamente como ela é. Quem desejar conferir, basta ler o artigo - que é sucinto, eu concordo contigo. Ao ler o artigo, se certificará que tão-somente expus textos bíblicos, após a certificação da exposição de textos bíblicos no blog, verificar em suas próprias Bíblias o que dizem estes textos expostos. Além disso, caso desejar, ir atrás de fontes teológicas idôneas para informar-se mais sobre a mensagem desses versículos.

8. "Portanto, vc não poderia alegar que o ensino ensinado pelas TJs é uma heresia sendo que não ficou provado em poucas linhas isso (nem o TJ poderia te chamar de herético sendo que não lhe refutou). Sua resposta gera uma réplica, que por sua vez, lhe daria direito de uma tréplica, e assim sucessivamente."

Não confunda uma redação resumida com redação incompleta. Redigi poucas linhas, sim, mas também completei o que havia de ser dito, porque os textos bíblicos expostos são o bastante para um bom entendedor.

Também, eu posso afirmar que o ensino encontrado nas literaturas da Torre de Vigia é heresia fazendo uso do sentido estrito etimológico no idioma grego desta palavra. No Grego, uma das definições do "herege" é "pessoa ou comunidade que se separa de um grupo". A doutrina dos TJs os separa do cristianismo em sua essência ao mudar os sentidos dos textos originais da Bíblia e ao obrigar seus membros a não terem comunhão com os cristãos da Assembleia de Deus, Igreja Batista, etc. E obriga-os a desprezarem ex-membros do grupo deles. Neste último caso, conheço uma garota que foi desprezada até pelos próprios pais ao namorar, noivar e casar-se com um cristão presbiteriano.

E não me venha com a velha resposta pronta que este caso é isolado, pois é bastante comum coisas desse tipo acontecerem na comunidade TJ. No Brasil e no exterior.

9. "O problema é que isso gera muitas páginas de debate e sei que não caberia vc colocar tudo de uma vez. Talvez você pudesse se concentrar com ele somente na questão da análise de Eclesiastes 9:5,10 e provar que ele está errado na interpretação dada àquele texto. Em outras palavras, vc deveria mostrar que o texto citado por ele não apoia a não existência do inferno a partir da análise do mesmo."

É possível fazer isso, e fiz. Mas não repeti aqui no blog Belverede. Aqui, eu apenas deixei o resumo de tudo e a oportunidade de os leitores analisarem os textos bíblicos por eles mesmos.

10. "O que você fez na verdade, foi mostrar textos que "apoiam" a existência do inferno, mas não refutou o texto citado por ele. Vc pediu um exemplo."

Eclesiastes 9.5-6 é apenas a divagação de um alguém pela perspectiva de olhos humanos, naturais, sem conhecimento do lado espiritual.

[continua]

Eliseu Antonio Gomes disse...

[continuação]

11. "Não é meu objetivo aqui te ensinar a debater tá. Mas você poderia se concentrar em refutar expressões do texto, como: 'Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma...na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."

Vale a mesma resposta acima. E, também...

Adicionamos a seguinte explicação: Eclesiastes 9.5-6 não sustenta doutrina. Não existe contexto mínimo para que Eclesiastes 9.5 possa ser considerado uma base doutrinária.

Constata-se assim porque é necessário a existência de pelo menos três textos bíblicos correlatos, claros e consistentes, para que uma doutrina seja considerada bíblica. Vale a máxima: texto bíblico sem contexto é pretexto para criar heresias.

Creio que já deve saber que a Bíblia explica a Bíblia. Exatamente por este motivo, eu deixei no artigo algumas referências bíblicas sobre o tema "inferno", para que o leitor da Bíblia tenha o suporte necessário para se aprofundar neste assunto por si mesmo. O que foi deixado? Hebreus 9.27; 2 Pedro 2.4; Mateus 22.13; e 25.41; Lucas 16.22b,23-25.

Por que a exposição de tais textos? Porque, ao contrário da pregação da doutrina dos TJs, estas passagens bíblicas comprovam que existe atividades após a morte, sim.

Quais são?

a Juízo e condenação divinos (Hebreus 9.27);
b Sentimento da expectativa das consequências da condenação iminente (2 Pedro 2.4);
c Choro e o ranger de dentes de condenados envolvidos nas chamas que nunca se apagarão (Mateus 22.13; e 25.41; Lucas 16.22b, 23-25).

12. "Você poderia responder pro TJ coisas como: O que o autor queria dizer com "os mortos não sabem coisa nenhuma"? O que o autor queria dizer que na sepultura não há obras? Como esse texto ensina a verdade do inferno? etc etc."

Já está respondido no item 11.

13. "Não precisa responder pra mim. Isso iria gerar um novo debate. E como já disse, não é meu objetivo."

As minhas respostas dadas a você também foram dadas para a pessoa do debate que eu mencionei. Não estão inseridas no artigo deste blog porque, como aleguei antes, deixei as referências para que os leitores de Belverede façam suas leituras e meditem por conta própria.

Enfim, obrigado pela sua participação. Ajudou a aclarar dúvidas de muitas pessoas, pode ter certeza disso. Talvez adapte a conversa em nova postagem a respeito desta temática importantíssima.

Abraço.

__________


NOTA DO EDITOR DE BELVEREDE

A Bíblia Sagrada é a única regra de fé e conduta do cristão autêntico, portanto, é considerada a única autoridade acima de todos os dogmas e doutrinas eclesiásticas existentes neste mundo.

Debate não é briga, o bom debatedor expõe ideias nunca ofensas.

Este espaço não será transformado em arena de debates religiosos, pelo mero prazer de debater, entretanto será sempre usado com o objetivo de fazer mais conhecida a Palavra de Deus.

Não temos tempo e nem disposição para gastar energia com prolixidades. Ser proativo é um favor a todos.

Opiniões serão publicadas democraticamente, desde que não desrespeitem o próximo, não ataquem o conteúdo bíblico, distorçam seu sentido para favorecer doutrinas criadas pelos homens.

Daniel disse...

Sobre sua explicação, ok. Concordo com algumas coisas que disse e outras não, mas não vem ao caso. Obrigado pela forma educada de responder. Estarei sempre acompanhando seu site.

Qualquer coisa dê uma passada no meu blog depois www.refutandoatrindade.wix.com/inicial

Abraço!

Marcelo Carrasco disse...

Bom dia caro Eliseu ! Sinceramente acho que os testemunhas de Jeová são grandes propagadores do engano a respeito da bíblia por ensinarem a escritura de maneira distorcida . também quero deixar registrado que a existencia do inferno faria cair por terra toda e qualquer benevolencia de Deus , ou seria nossa existencia aqui um espetaculo teatral onde Deus ja sabe o final ? os livros de genesis e apocalipse na minha humilde opinião não passam de uma grande alegoria . também não creio que um povo tão sociopata e avarento como o povo judeu possa ser escolhido por Deus pra alguma coisa ! Agradeço a oportunidade de comentar, abrç !

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Marcelo.

A benevolência não compactua com a maldade, não apoia a insistência de quem quer viver no erro. Deus não seria justo se apoiasse os injustos. Logo, por amor aos justos, para ser coerente com seu atributo de ser o Justo, punirá os que são injustos.

Deus criou o inferno como lugar de punição eterna, sabe quem irá para aquele lugar, mas não determina quem irá e quem não irá. Ele manda amá-lo, manda amar ao próximo, manda praticar o bem, ensina como devemos proceder para não merecer a condenação de ser lançado ao inferno.

A pessoa que não o obedece, quem comete maldades contra seus semelhantes, terá que pagar por sua rebeldia. Punir rebeldes não é faltar com o amor, é aplicar a pena justa sobre quem a merece. Por que pensar que um estuprador, que não se arrepende da violência praticada, merece ir para o céu? Ou o ladrão, que ama mais às riquezas que o seu semelhante, deve ser salvo? Ou o mentiroso, que sente prazer em enganar a todos? Ou gente adúltera, que desrespeita a pessoa que jurou agir com fidelidade? Se eles fossem salvos, sem que se arrependam de seus pecados, Deus seria injusto com todos que se arrependeram da prática do pecado!

Não há base para pensar que os livros de Gênesis e do Apocalipse não passam de alegorias. Mas respeito sua opinião.

Considero que seus adjetivos contra o povo judeu são formulados de maneira generalizante. Não é compreensível descrever uma nação inteira como sociopata (aliás, só quem é da área de medicina especializada na saúde mental pode diagnosticar uma pessoa assim...).

E vale dizer que, segundo as Escrituras, não serão todos os judeus que alcançarão a salvação, apenas aqueles que reconhecerem a Jesus como Senhor e Salvador, aqueles que se arrependerem de seus pecados - inclusive, conforme diz você, os judeus que se arrependerem do pecado da avareza.

Abraço