Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

BLOGOSFERA BRASILEIRA - OS VARIADOS ESTILOS DE BLOGS EVANGÉLICOS

Sou grato a Deus por ser parte do início e ver o esplendoroso crescimento da Blogosfera Evangélica.

Em 27 de novembro de 2005, (veja) ao começar a blogar, não existia essa variedade de blogs que existe hoje. Há quatro anos atrás, lembro-me de uma ocasião em que para encontrar blogs cristãos, foi preciso garimpar de dez à vinte minutos no Google. Tudo é diferente agora. Temos grande número de cristãos blogando. Gente desconhecida, pastores de renomes ...
Quando comecei, a única opção do blogueiro era aprender a blogar blogando. Com o tempo esta realidade se transformou e hoje encontramos diversosos tutoriais disponíveis na Internet, facilitando nossas vidas virtuais.
Aos blogueiros iniciantes, quero deixar quatro dicas:

Tenha seu estilo
É muito importante ao blogueiro descobrir o seu estilo e ser fiel a ele. Ofereça conteúdo virtual pautado naquilo que sabe fazer bem. Não siga à risca a estrada do vizinho, crie a sua estrada. Lapide o seu jeito de ser e será imbatível naquilo que fizer.

Escrever ou não escrever?
Penso que a questão de produzir e publicar o texto autoral é importante, porém, entendo que esta não é uma questão essencial para a vida útil do blog.

Existem ótimos blogs em que o blogueiro oferece pouco ou nenhum texto próprio. Encontramos textos traduzidos pelo blogueiro, textos em nosso idioma, mas que o blogueiro não criou. Inclusive, encontramos alguns blogs em que está estabelecida a comunicação em formatos não escritos.
Enfim, um blog não é sinônimo de lugar virtual onde estão apenas as redações do blogueiro que o edita. Ali, não necessariamente é obrigado haver só o discurso composto pelo dono do espaço. Pode ou não conter coisas que saíram da cabeça do blogueiro. Blogs neste estilo apresentam conteúdo do que o blogueiro se identifica, pensa, concorda, gosta.

Enfim, quero dizer que existe a categoria do blogueiro não escritor. No blog deles, temos a sua edição do que ele vê e quer passar adiante.
Tenha critérios éticos
Ao publicar conteúdo de terceiros, passem os créditos autorais em cada postagem que fizerem.
É convencionado que, quando usamos artigo de outra pessoa, o nome do autor deve ser posto acima do que ele escreveu. E logo abaixo do texto, a fonte da coleta deste texto e uma breve apresentação do autor. De preferência, o nome do autor em negrito e itálico.
Também, é preciso tomar o máximo de cuidado para não infringir a lei do direito autoral. Só publicar o que for autorizado. Uma dica: escrevam para as editoras de revistas cristãs e peçam licença para reproduzirem o conteúdo delas. Algumas concedem a reprodução parcial ou integral.
Aos cristãos, blogueiros que não são escritores, não é preciso recomendar evitar o plágio. Mas, mesmo assim, fica aqui o alerta. Plagiar é crime. Nenhum plagiador tem credibilidade e goza de respeito.
Ilustrações de blogs
Na Internet, a grande maioria do conteúdo de fotos, desenhos, charges não são liberadas, portanto, há a barreira quanto ao que usamos como ilustrações das nossas matérias. Evitem as grandes empresas da mídia ligadas ao jornalismos. Vá ao Flickr e extraia fotos cujos direitos estão livres . Cuidado, algumas imagens são restritas.
Temos aqui bem próximo de nós o blog Imagens Cristãs, idealizado pelo nosso amigo Sammis Reachers. A ideia dele é indicar bons sites de fotografias e passar orientação sobre como usá-las da melhor maneira possível.
E.A.G.

Nenhum comentário: