Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

UM FRUTO COM NOVE PARTES

Gálatas 5.16 -25 .

"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à conpiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni , que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências..

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros". (Almeida Revista e Atualizada)..

Paulo contrasta dois modos de vida: um dirigido pelo Espírito; outro, controlado pela natureza humana. Em Romanos 7.14-25, Paulo explica que não podemos fazer aquilo que mais queremos, isto é, obedecer a Deus, enquanto estivermos sendo dominados pela nossa natureza humana (Efésios 2.3). A carne leva à morte; o Espírito de Deus dá a vida. Essas duas forças são inimigas uma da outra e os cristãos precisam deixar deixar que o Espírito dirija a vida deles (Gálatas 5.16). [1].

Ora, o que se espera dos cristãos? Que tomem cada passo da vida cristã na dependência do Espírito a fim de obter vitória sobre a carne e as suas obras. A carne, natureza pecaminosa recebida no nascimento, nunca é completamente erradicada de nossa vida, mas pode ser controlada pelo Espírito, que nos santifica. As obras da carne são conhecidas por serem explícitas, ostensivas, na vida daqueles que possuem o hábito da vida no pecado. O estilo de vida assim é próprio de quem ainda não é salvo. [2].

O fruto, no singular, indica nove qualidades produzidas pelo Espírito naqueles que vivem na dependência dEle. Os que crucificaram a carne, separaram-se do domínio da natureza pecaminosa ao identificar-se com Cristo em sua morte, vivem para Deus, e não há lei contra o que fazem. [2].

Bete Gomes.

1 - A Bíblia Ampliada - Expandida; 2 - Bíblia de Estudo NTLH

Nenhum comentário: