Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 7 de fevereiro de 2009

É TEMPO DE OUVIR A PALAVRA DE DEUS

Por Rudi Zimmer
.
"Ouvir" tem um duplo sentido. Primeiramente, se refere ao ato físico de escutar sons, seja de alguém que fala ou lê, ou qualquer outro som. Em segundo lugar, "ouvir" também tem o sentido de atender, levar em conta, observar e obedecer a. Assim, por outro lado, "ouvir" implica em tomar a sério e seguir a Palavra de Deus, seja lida ou ouvida. Com este lema, queremos, portanto, ajudar as pessoas a fazerem exatamente isso: que elas, escutando ou lendo a Palavra de Deus, atendam ao que ela diz e a observem em sua vida.
.
A Bíblia Sagrada apresenta muitas bênçãos ligadas ao ouvir a Palavra de Deus. Antes de entregar os 10 Mandamentos, Deus estabeleceu uma aliança com o seu povo. Nesta ocasião solene, Deus lhes faz esta promessa especial. O texto bíblico diz: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a mina voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha" (Êxodo 19.5). Deus tinha levado Jacó e a sua família ao Egito para salvá-los da fome. Lá eles prosperaram. Aí pararam de seguir os caminhos de Deus e foram escravizados. Deus novamente intervém e os tira do Egito. E, quando faz aliança com eles, Ele faz essa promessa, a fim de estimulá-los a seguirem nos seus caminhos.
.
No Novo Testamento, isso se repete. No final do Sermão do Monte, Jesus faz a comparação do homem prudente e do insensato. "Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mateus 7.24) "e todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia" (v. 26). Ouvir a Palavra de Deus é extremamente importante, tão importante quanto são os fundamentos sobre os quais se constrói uma casa.
.
O apóstolo Paulo mostra que ouvir a Palavra de Deus é fundamental. É por meio do anúncio e da audição dessa Palavra que vem a fé e a salvação. Não há motivo mais importante para ouvir a Palavra de Deus do que este. "Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E, como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela palavra de Cristo" (Romanos 10.14-17).
.
Existem muitos outros motivos para ouvir a Palavra de Deus. Ouvir a Bíblia estimula a alfabetização. Ouvir a Palavra de Deus desenvolve pessoas melhores, estabelece bons valores para a vida em sociedade, estimula a prática do bem, e assim por diante. Diante de tudo isso, conclamamos a todos, para que, estimulem as pessoas concretamente a lerem e ouvirem o Novo testamento. É tempo de ouvir a Palavra de Deus.
.
Rudi Zimmer é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil.
.
A Bíblia no Brasil; nº 222; página 34; janeiro a março de 2009; ano 61.
.
Artigo resumido e usado com permissão.

Nenhum comentário: