Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crentes crianças e crianças crentes


Crianças crentes

"Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que encher deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com o inimigo à porta” - Salmo 127.3-5 (ARA).

Na Bíblia Sagrada, encontramos a afirmação que os filhos são heranças dadas pelo Senhor aos casais. E pela graça de Deus tenho duas bênçãos em casa. São filhas que o Senhor me deu, que enchem o meu lar de alegria. 

A mais velha agora já está adulta, e é uma pessoa independente financeiramente. Quando era apenas uma criança, chorava para ir à escola dominical. Na faixa dos doze, aprendeu a desenvolver conta matemática de porcentagem comigo. Eu lhe dava R$ 11,11 e pedia para separar o dízimo. Sobravam exatos R$ 10,00, e assim ela ficava muito feliz com o valor que restava em suas mãos.

A filha menor ainda é uma criança com sete anos de idade. Gosta de ir à igreja também. É participativa nos cultos, canta, envolve-se em peças teatrais que a equipe de jovens realiza.

Cabe aos pais ganhar a alma de seus filhos para Jesus Cristo. O pastor da congregação tem sua responsabilidade, professora da escola dominical também. Mas os progenitores são as pessoas a quem Deus incumbiu de evangelizá-los e mostrar-lhes que o nascimento biológico não basta, é necessário nascer do Espírito.

É muito triste ver crianças sem noção da importância de Jesus na vida delas. Recentemente apartei uma briga na garagem do templo. Um garotinho, de aproximadamente dez anos de idade tentava espancar uma menina seis. Não havia nesse menino a noção que estava em uma reunião de culto a Deus e que precisava agir com reverência ao Senhor.

Meninices espirituais

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” - 1ª Corintios 13.11 (ARA).

Num dos fóruns do site orkut, tive o desprazer de encontrar o perfil de um irmão que fazia diversas postagens, muito bem elaboradas teologicamente. A tristeza não foi com a apresentação bíblica, mas com o seu comportamento diante de uma situação que se sentia injustiçado.

O site orkut ainda está em formato beta [1]. Assim sendo, acontecem alguns erros. Um deles é o sumiço temporário de tópicos. Foi o que ocorreu com o Crente-Criança. Sem esperar a resposta da Equipe de Moderação, avisando-lhe que não tinha apagado sua postagem, passou a agredir os moderadores com palavras duras. Em seguida, assemelhando-se aos lamers [2], espalhou em diversos tópicos do fórum mensagens agressivas que insuflavam os membros contra os moderadores.

Crentes-Crianças são assim, imaturos espiritualmente, falta-lhes desistir das meninices. Quando pensam estar injustiçados perdem o domínio-próprio. De um instante para outro Jesus Cristo perde o senhorio no coração deles, e o sentimento de raiva passa a ser o senhor na vida delas. A ira sempre impele seus portadores à vingança e os Crentes-Crianças a obedecem rapidamente, querendo se vingar. Uns usam a força física, outros a língua ferina.

Se os Crentes-Crianças usassem a mesma força de empenho para obedecer a Cristo, como usam para obedecer aos ímpetos de raiva, seriam bem-aventurados!

Crentes amadurecidos na fé

“Contudo, o justo segue o seu caminho e o puro de mãos cresce mais e mais em força” - Jó 17.9 (ARA).

Os crentes maduros são pacificadores, não perdem o fruto do Espírito quando tudo em volta parece ser mar revolto. Em situação de conflito perdoam quem os fere e esperam em Deus, que é o vingador dos seus servos diante dos algozes contumazes. Quem alcançou a estatura espiritual continuam a crer no amor de Deus por eles, lembrando que o Senhor é justo, intervém quando é preciso, nunca erra em momentos conflitantes.

E.A.G.

_______

1. A versão beta é a versão de um software que se encontra em fase de desenvolvimento, passa por testes, mas já é disponibilizados para que os usuários possam testar, reportar bugs para os desenvolvedores. Em geral, esses produtos se tornam populares antes de sair a versão definitiva.
2. Usuários de internet sem nenhuma ética e escrúpulo.

Atualizado: Sábado | 26/05/2018 | 07h09.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eliseu, a citação bíblica que você fez de 1 Coríntios 13:11 está repetindo "...sentia como menino...".
Dá uma olhada pra conferir (http://www.bibliaonline.net/bol/?acao=por_verso&livro=46&capitulo=11-13&versiculo=&versao=1&grupos=&agrupar=&link=bol&cab=1&pag_ini=70&lang=BR)
Deus te abençoe.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Felipe

Eu não entendi o que está querendo informar, porque o seu link não abriu.

Bem, mesmo assim fui no site Bíblia on Line Net e reparei algo fora do normal. Li 1ª Coríntios 13.11 por lá, reparei que não consta "sentia como menino", apesar de haver a informação que trata-se da tradução Almeida Revista e Atualizada (ARA). Então, depois disso fui à minha bliblioteca. Saquei a ARA versão 1967 e a 1993, também peguei a Almeida Revista e Corrigida e o Novo Testamento King James. E em todas as traduções existem "sentia como menino".

Muito boa a sua observação!

Abraço.