Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A BEBIDA CYNAR É UMA AFRONTA CONTRA DEUS?

Cynar, é um aperitivo amargo, de origem italiana. A sua composição é composta de 16,5% de álcool, e 13 ervas, com predominância na alcachofra (cynara scolymus), do qual tendemos a considerar o nome do licor. A fabricação e distribuição é do Grupo Campari.
O nome alcachofra e os seus derivados, todos de origem árabes, remetem à “terreno espinhoso”.
Há informações que a alcachofra era cultivada no norte da África em Magrebe, tendo sua origem no Mediterrâneo. A partir do cultivo dos gregos, os romanos passaram a usá-la também. Durante o período da ocupação romana, suas sementes foram encontradas no Egito. No livro Les Paysans de Languedoc, de Le Roy Ladurie, há registro do largo uso da alcachofra em Nápoles, Itália.
Em Gênesis, capítulo 11, encontramos uma planície com o mesmo nome da bebida. Sinar, situada na região da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, foi o local onde os povos vindos do oriente, construíram uma torre com a intenção de alcançar o céu. Essas torres babilônicas, chamadas de zigurates, tinham caráter religioso, sendo consideradas templos. Naquela época todos os construtores falavam um idioma só, e tinham o objetivo de que com a construção alcançassem fama mundial. Eles não conseguiram terminar a construção porque Deus confundiu a língua deles, fazendo-os falarem idiomas diferentes. Após isso, aquele lugar passou a se chamar Babel (que significa atrapalhar) de onde surgiu a palavra babilônia (atrapalhados).
Ao interferir no empreendimento humano, o Criador protegeu a raça humana de si mesma. Há um só caminho que nos leva a Deus, que é Jesus Cristo. Todo esforço humano, por mais bem intencionado que for, não é capaz de substituir ou se assemelhar ao resultado do sacrificío que o Filho de Deus fez na cruz, unindo todos nós a Deus (João 14.6).
Com tudo isso posto, fico pensando na pessoa que inventou o aperitivo, e me pergunto: A escolha do nome da bebida seria intencional, como uma maneira de afrontar ao Criador? Será que ele tinha consciência ao nominá-la?
E.A.G.

8 comentários:

Paulo disse...

Acredito que a marca Cynar deve vir do nome científico da alcachofra: Cynara Scolymus

Eliseu Antonio Gomes disse...

Paulo

É, sim... Veio desse nome.

Abrraço.

José T. Roll disse...

Asho que alcashofra é o ingrediente prinsipal deçça bebida Synar

Unknown disse...

Já tomei muito isso. Chega...

Eliseu Antonio Gomes disse...

Walter e demais.

É muito triste saber que tantas pessoas são derrotadas pelo vício, têm sua saúde afetada, o lar dividido, a credibilidade posta na lata de lixo. E tudo começa com aquela famosa frase “eu só bebo socialmente”.

Abraço.

Unknown disse...

É verdade amigo! É triste que preferem arrumar Desculpas em vez de tomar uma posição diante de Deus e se libertarem.

Marcio disse...

É isto

Eliseu Antonio Gomes disse...

Qualquer especie de vício rouba a liberdade das pessoas, tudo que faz com que percamos o senso autocrítico é algo extremamente prejudicial. E como Deus nos ama, Ele recomenda que evitemos.

O que é pecado? A palavra é sinônimo de erro. É pecado, é um erro,deixar ser preso por vícios e coisas que prejudicam a nós mesmos e ao próximo.