Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 22 de julho de 2008

Intelecto humano versus sabedoria divina

O conhecimento bíblico válido é o que armazenamos dentro do coração.

"Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos" - Provérbios 4.23 (NTLH). 

É importante conhecer as Escrituras. Mas o mais importante é colocá-la no coração, praticá-la. Paulo disse que o saber ensoberbece (1 Coríntios 8.1). Ora, o que isso significa? Significa que o conhecimento não é o suficiente, o mais necessário é a prática. Não bastam os diplomas na parede, é preciso fazer o que o cristianismo exige - amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

O sábio, segundo a perspectiva cristã, usa, antes, a sua sabedoria em favor do próximo e não de si mesmo (Tiago 3.13-18). Lembremos de Salomão, que pediu para ser sábio com a intenção de governar bem, ser útil ao povo.

Há quem goste de trazer novidades bíblicas - e isso é bom. Mas é sempre importante analisar se o tema traz informação espiritualmente relevante. Se é básica para que sejamos salvos.

Nestes momentos, eu me lembro do seguinte versículo: "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém, as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre..." (Deuteronômio 29.29). Uma das característica da sabedoria é a humildade. Sejamos humildes em deixar com Deus as informações que Ele não apresentou a nós nas Escrituras. Administremos o tempo com as coisas mais importantes, elas estão clarificadas na Bíblia Sagrada, sem que seja preciso gastar tempo em querer decifra-las.

2 comentários:

Amenidades da Cristandade disse...

Se todo cristõ pensasse assim, muita coisa seria diferente...
Parabéns pelo artigo!

Filmes que Edificam

Anônimo disse...

Eliseu, a Paz. Tem um selinho para o seu blog, no Tempo Kairos. Vc tem me abençoado muito com suas reflexões e postagens. Deus continue te abençoando e inspirando. Abraço