Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 11 de maio de 2008

O CONCEITO SOBRE A MÚSICA NA LITURGIA DOS CULTOS EVANGÉLICOS

.
SALMODIAI COM AMOR.

Hino: (do grego: hýmnon) 1 - Canto de louvor e adoração, especialmente religioso; 2 - Canto musicado em exaltação de uma nação, de um partido, de uma instituição pública ou particular, agremiação e semelhantes; 3 - Canção, coro, canto. Expressão coloquial: hinário.
.
Música: (do latim: musica) 1 - Arte e técnica de combinar sons de maneira agradável ao ouvido; 2 - Composição musical; 3 - Execução de qualquer peça musical; 4 - Música sacra: composições que tem por assunto orações, preces e ofícios do culto religioso e que ordinariamente se executam nas igrejas; música sagrada.
.Canção: (do latim: cantione) 1 - Composição poética, feita para ser cantada; 2 - Canto.

Michaellis 2000 / Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Editora Melhoramento
"E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo" - Efésios 5.18-21 (ARA).
.

A MÚSICA E A QUESTÃO DA PERSONALIDADE
.
Quando se fala sobre a personalidade humana dos cristãos entram também as questões do gosto pessoal e do amor ao próximo. Quem usa o amor aprende a exercitar a tolerância pelo gosto pessoal do outro.
.
Amar significa o músico escolher tocar o que o outro gosta? Sim! Mas, amar também significa o outro aceitar o ritmo musical com que o músico gosta de louvar a Deus.
..
As igrejas evangélicas em sua maioria têm sido grandes formadoras de músicos. Os líderes investem na criação de orquestras e bandas harmônicas para o louvor nas reuniões de culto a Deus. Mas quando o músico pretende louvar com guitarra, baixo e bateria... Aí, dependendo da denominação evangélica, região brasileira e idade do pastor, a situação é outra!
.
Existe o conflito de gerações: grande parte dos jovens músicos não se encaixam nos padrões das bandas harmônicas e alguns líderes não compreendem a intenção juvenil na proposta dos conjuntos musicais. Os jovens não recebem o devido incentivo, seus instrumentos têm que ser comprado do próprio bolso, são taxados como rebeldes e sem unção por parte das gerações mais antigas.

.
O QUE É ADORAÇÃO?
.
Logicamente, que quem adora a Deus como um músico na igreja deve se preocupar com a qualidade da música ministrada. Mas a adoração não é apenas entoar canções, tocar músicas... É entronizar Deus no coração e render glórias pelo que Ele fez por nós, enviando seu Filho único para morrer em nosso lugar.
.
O Senhor procura quem O adore em espírito e em verdade. Os verdadeiros adoradores adoram a Deus assim. Fazem isso com prazer em qualquer lugar. Seja no culto repleto de pessoas ou à sós dentro do quarto fechado, longe da audição e visão de todos.
.
E aqueles adoradores que se sentem incompreendidos por suas lideranças nas ministrações que fazem precisam entender que não louvam aos homens que os criticam, estão louvando a Deus!
.
O músico, em primeiro lugar, precisa buscar a aprovação do Senhor e não o reconhecimento dos homens. Não devem se entristecer por causa das incompreensões quanto ao seu talento musical. Se existe intenção verdadeira na hora que está adorando a Deus, seja cantando ou tocando, não importará o lugar que estiver usando seu talento, haverá unção sobre o que faz e será recompensado com justiça pelo Senhor naquilo que estiver fazendo.
.
Quanto aos líderes, aqueles que usam sua autoridade para forçar os jovens a cantar e tocar às maneiras que segundo lhes apraz, eles necessitam meditar nas estratégias do apóstolo Paulo, que liderou com excelência, ensinando evitar os choques de gerações entre líderes e liderados dentro da rotina das igrejas e das famílias. Escreveu ao pastor Timóteo dizendo para ele tratar os jovens como seus irmãos e recomenda aos crentes de Éfeso, que eram pais, não provocar a ira de seus filhos (1ª Timóteo 5.1; Efésios 6.3).

.
E.A.G.

Um comentário:

juberd2008 disse...

Irmão Eliseu,

Gostaria de congratulá-lo por esta matéria. Escrita de forma equilibrada e coerente. Concordo com você também na referência, quanto aos líderes e no trato dos mesmos com os jovens.

Deus continue te abençoando,

Pr. Juber Donizete Gonçalves
www.juberdonizete.blogspot.com/